Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



terça-feira, 30 de junho de 2015

PAUTA DA VIGÉSIMA SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIA - Data: 30/06/2015


ITEM I- Veto Total sob nº 01/2015, do Senhor Prefeito TARCÍSIO MARQUES DOS REIS, referente à Lei Municipal nº 2441/2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros e prevenção de acidente e pelo menos um funcionário das Escolas ou Centros Municipais de Educação Infantis instalados no Município de Paiçandu, Estado do Paraná e dá outras providências, EM VOTAÇÃO ÚNICA.

ITEM II- PROJETO DE LEI Nº 2778/2015, de autoria do Vereador MARCELO NETH ENUMO, que institui a “Ficha Limpa Municipal” na nomeação de Secretários, Diretores e Cargos Comissionados para a administração direta (Prefeitura e Câmara Municipal) e na Administração Indireta (Autarquias, Empresas Públicas e de Economia Mista e Fundações Públicas), na forma que indica, e dá outras providências, EM TERCEIRA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO.

ITEM III- PROJETO DE LEI Nº 2779/2015, de autoria do Vereador MARCELO NETH ENUMO, que dispõe sobre a obrigatoriedade das Agências Bancárias e Casas Lotéricas, localizadas no Município de Paiçandu e no distrito de Água Boa instalar câmeras de vídeo em suas áreas externas, EM SEGUNDA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO.

Vítima de queimadura morre no hospital depois de 90 dias internada

Fonte www.andrealmenara.com.br
André Almenara em publicou em seu Site de Notícias sobre a morte da garçonete que se queimou em um acidente de trabalho.

A funcionária Adriana Moreira de Barros de 36 anos morreu na madrugada desta terça-feira (30) após ficar aproximadamente 90 dias internada no Hospital Universitário de Londrina por ter queimaduras em 60% do corpo.

 No dia 31 de março, Adriana e seu colega de trabalho estavam trabalhando no Restaurante Bendito que fica na Avenida Humaitá, zona 4, quando houve um acidente de trabalho. Os dois funcionários que estavam na copa do restaurante sofreram queimaduras após ter acontecido uma explosão de um réchaud (fogareiro)

Gente quanta tragédia envolvendo pessoas que se queimam; será que estaria faltando uma campanha de alerta para o perigo de manusear inflamáveis, tinham acabado com a venda de álcool liquido por que voltou?

Música inédita de Cristiano Araújo composta por seu Pai

Há dois meses, numa conversa informal um dos diretores do Hospital de Câncer de Barretos, interior de São Paulo, sugeriu ao cantor Cristiano Araújo que gravasse uma música usando apenas o piano para destacar sua voz, e Cristiano aceitou a sugestão. No dia seguinte, mandou a música para o amigo em uma mensagem de celular. A música foi composta pelo pai do cantor. Até agora, os assessores mais próximos não conheciam a gravação.

Henrique contou que pediu duas músicas para Cristiano durante a gravação do CD e DVD em comemoração aos 15 anos do projeto Direito de Viver, que arrecada fundos para a unidade de saúde, e, que três dias depois recebeu o áudio pelo WhatsApp.

E conhecido por milhões ou não, o sertanejo tinha um bom coração. Só por isso, justifica toda a comoção.

Tarifa de água e esgoto pode ter 3º aumento somente neste ano


A conta de água poderá ficar ainda mais cara neste ano. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) comunicou ao mercado, aos investidores e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que pediu uma “revisão tarifária extraordinária” dos preços da água e do esgoto ao regulador do saneamento no Paraná, o Instituto das Águas. O pedido foi feito por causa do custo de energia e, se aprovado, será o terceiros aumento do ano.

Saiba mais em:www.bemparana.com.br


Famílias Brasileiras estão endividadas


PESQUISA DIVULGADA HOJE TERÇA 30 DE JUNHO PELA CNC

 Desde Outubro de 2011 quando a situação era parecida com a atual ; o maior grau de endividados foi registrado neste mês de Junho de 2015.
Uma pesquisa feita sobre o Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra primeira queda para o indicador em quatro meses. Famílias que seguirão inadimplentes alcançam maior patamar desde 2011.

PS . 
Se nada for feito para reverter a situação; o problema tende a se agravar; o governo aumentou tudo!

O poder de compra diminuiu significativamente, e pra piorar o dinheiro sumiu; não tem um que já não tenha sentido na pele. Nós meros Brasileiros sempre fomos e seremos os fiadores da indisciplina de nossos governantes.

Referencia: g1.globo.com

Neimardepêndencia Futebol clube


Zico tascou uma crítica ao desempenho da seleção brasileira na Copa América. Para ele a dependência de Neymar é o principal problema da equipe.

"Infelizmente estamos nessa situação de dependência. Achei que depois da saída do Neymar todo mundo pudesse se fechar e mostrar que não dependodia de um só jogador, mas isso não aconteceu. E temos que tomar cuidado, porque a Eliminatória está aí. Se não melhorarmos muita coisa e mudarmos muito, a tendência é sofrermos muito" Afirmou o galinho.





Hoje é dia...


Dia do Economista
Dia do Caminhoneiro
Dia do Biotecnologista
Dia de São Marçal

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Campanha “Defenda-se” será exibida no Chile durante a Copa América

Quatro vídeos foram escolhidos para compor as ações de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes durante os jogos, em Santiago

De acordo com pesquisa da Brunel University London, intitulada “Exploração de Crianças e Adolescentes e a Copa do Mundo: uma análise dos riscos e das intervenções de proteção”, em grandes eventos como a Copa América 2015 os riscos de violações de direitos humanos de meninos e meninas se intensificam. Por isso, durante os jogos, que serão realizados em sete cidades do Chile, os vídeos da Campanha Defenda-se serão exibidos em espaços públicos e de grande circulação de Santiago.A iniciativa visa contribuir com as ações de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes realizadas pela rede de proteção do país no período dos jogos.

Esta ação de cooperação internacional foi possível por meio de uma articulação entre o Centro Marista de Defesa da Infância, por meio do FMSI Cono Sur (Fundação Marista de Solidariedade Internacional) e a ONG Raíces, de Santiago, no Chile. “A partir desta importante parceria, quatro vídeos da campanha Defenda-se serão exibidos durante todo o campeonato com legenda em espanhol e com um canal de denúncias de violações de direitos humanos específico do país, o 0800 730 800”, conta o coordenador da Campanha Defenda-se, Vinícius Gallon.

De acordo com Denisse Araya Castelli, diretora executiva da ONG Raíces, várias ações de prevenção à violência sexual serão realizadas. Além de mobilização junto aos meios de comunicação, a Polícia de Investigações, juntamente com o Serviço Nacional de Turismo (SERNATUR) e o Ministério do Interior, lançou uma campanha chamada “VIGIAS-ESCNNA” para enfrentar especialmente a exploração sexual comercial de meninos, meninas e adolescentes. Agora, com esta parceria, a Campanha Defenda-se passa a compor as atividades com foco na autodefesa de meninos e meninas contra a violência sexual.

“A violência sexual faz parte do universo do futebol e de Grandes Eventos como a Copa América. Neste sentido, a campanha Defenda-se é excelente, pois dialoga com este universo e chega rapidamente aos meninos e meninas, fornecendo ferramentas para que possam se proteger, além de despertar a atenção dos adultos.”, diz Denisse Castelli.

A Copa América está em sua 44ª edição e vai até o dia 4 de julho.

Sobre a Campanha Defenda-se:
A campanha “Defenda-se” contribui com as políticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente no campo da prevenção, ao promover a autoproteção de meninos e meninas contra o abuso e a exploração sexual por meio de vídeos educativos de versão amigável. Os vídeos ilustram situações cotidianas em que a criança pode se defender, seja relatando a violência para alguém de confiança ou fazendo a denúncia diretamente para o Disque 100, que recebe e encaminha denúncias de violações de direitos humanos. A Campanha Defenda-se foi reconhecida pela 5ª edição do Prêmio Neide Castanha 2015 na categoria Protagonismo de Crianças e Adolescentes. O prêmio elege as iniciativas que se destacaram na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente as que colaboram para o enfrentamento da violência sexual de meninos e meninas no país. Todos os vídeos da campanha podem ser acessados em: www.defenda-se.com.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade
A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 26 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br


Ministério Público responsabiliza Richa por operação contra os Professores em 29 de Abril


Ministério Público do Paraná responsabiliza Beto Richa por operação policial do dia 29 de abril
Fernando Franscichini e coronéis da PM também foram requeridos.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) ajuizou uma ação civil pública nesta segunda-feira (29) contra o governador Beto Richa (PSDB) por atos de improbidade administrativa. O requerimento se deu por conta dos fatos ocorridos no dia 29 de abril, no Centro Cívico de Curitiba.

Além do governador, foram requeridos na ação pública o ex-secretário de Segurança Fernando Francischini, o ex-comandante da PM César Vinícius Kogut, o ex-subcomandante Nerino Mariano de Brito e o tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira

Continue lendo clicandona fonte > g1.globo.com  Veja também:www.parana-online.com.br

Veja na íntegra relatório do Ministério Público:www.mppr.mp.br

Atriz global discorda de Faustão durante programa ao vivo

Fausto Silva criticou a situação política e econômica do Brasil e foi surpreendido com a resposta da atriz Marieta Severo, durante entrevista no Domingão do Faustão, no último domingo, na Globo.

O apresentador questionou a opinião da artista sobre a atual situação do país: "A única coisa organizada no Brasil é o crime. Falta estrutura para tudo, falta seriedade. Somos o país da corrupção, da crise, do desemprego. E, para alguns, vira o país da desesperança. Qual sua análise disso?".

Marieta discordou de Faustão e respondeu: "Sou sempre otimista. Não acho que sejamos o país da desesperança. Acho que o país caminhou muito nos últimos. Estamos em crise sim. Mas uma coisa que é muito importante nisso tudo é a inclusão social, a luta contra a desigualdade. A gente teve muito isso nos últimos anos e é o que fala à minha alma".

Fonte:www.diariodepernambuco.com.br




E vem chuva por aí

O site Clima tempo diz que está chegando ao Sul do Brasil uma frente fria, trazendo chuva para o Rio Grande do Sul ;Santa Catarina e o Paraná.
No site há um espaço para ver a sua cidade; para Paiçandu a previsão é de chuvas para Quarta - Quinta e Sexta - Veja o quadro em milímetros para nossa cidade:

Hoje é dia...


Dia do Resgate das Crianças
Dia do Pescador
Dia da Telefonista
Dia de São Pedro e São Paulo - Apóstolos


domingo, 28 de junho de 2015

Mais de 500 pessoas feridas quando pó colorido lançado sobre a multidão se incendeia

Fonte Agência Brasil

Subiu para 509 o número de feridos em uma explosão, ontem (27), num parque de diversões em Taiwan, quando o pó colorido lançado sobre a multidão se incediou. Dentre os feridos, 188 estão em estado grave, de acordo com balanço divulgado hoje (28) pelas autoridades locais.

Os feridos foram transportados para hospitais na cidade de Nova Taipé, no Norte da ilha, e para as cidades próximas de Taipé (capital) e Taoyuan, segundo as autoridades de saúde locais.

A explosão ocorreu quando centenas de pessoas estavam concentradas no parque de diversões aquáticas %u201CFormosa Fun Coast%u201D. Imagens difundidas nas televisões locais mostram participantes dançando sob uma nuvem de pó multicolor que de repente se incendeia e transforma as vítimas em tochas humanas.

"A razão pela qual as queimaduras foram tão graves é porque, além de ter atingido a pele, houve lesões nos órgãos respiratórios dada a elevada quantidade de pó inalado," disse o vice-diretor dos Serviços de Saúde da cidade de Nova Taipé, Lee Lih-jong. As próximas 24 horas vão ser críticas para os que ficaram gravemente feridos, acrescentou.

Lee disse que os detalhes sobre as idades das vítimas ainda não estavam disponíveis, mas que "eles pareciam todos jovens, na casa dos 20 anos, ou mesmo mais novos".

O fogo foi rapidamente extinto, segundo as autoridades. Cerca de 1 mil pessoas participavam no festival "Color Play Asia" no parque aquático.

Imagens divulgadas no You Tube pelo canal Linda Srdena mostram o momento em que a multidão corre em meio as chamas

sábado, 27 de junho de 2015

Canadazinho sofrimento por falta de asfalto estão com o dias contados

O Jardim Canadazinho já está conseguindo vislumbrar o tão sonhado  asfalto como mostram as imagens aéreas feitas por Celso Bento e publicadas no PAIÇANDU AGORA
Celso escreve:
"Já da cara de finalização e como mostra as imagens aéreas o processo está bem adiantado. O povo do Canada e Canadazinho sofreu muito ao longo dos anos com a falta de asfalto"

Falecimento de Professora de 36 anos foi realmente por complicações de Dengue


Quarta Feira 28 de Abril de 2015 a Professora  Nadir Alves da Silva de 36 anos que lecionava na Escola Municipal Professora Lucília Vicentini Ferrari infelizmente não resistiu a complicações por conta do diagnóstico outrora não confirmado de dengue hemorrágica.

"A 15° Regional de Maringá confirmou na manhã desta Sexta Feira (26) a segunda morte por Dengue Hemorrágica em Paiçandu. A professora Nadir Silva, 36 anos, foi internada em Abril deste ano com suspeita da doença. Teve um quadro hemorrágico e não resistiu e morreu.
No mesmo mês, Jéssica Duarte de 24 anos, que estava grávida, também veio a óbito, por Dengue Hemorrágica. O bebê de Jéssica se salvou. Jéssica foi a primeira vítima de morte causado pelo mosquito da Dengue.
Dados do setor epidemiológico de Paiçandu mostra, que a cidade têm 530 casos notificados só este ano. Desse número 286 casos de Dengue foram confirmados, sendo agora dois de Hemorrágica com óbito.
Segundo a Secretária de Saúde, disse que mesmo no inverno os agentes de saúde continuarão fazendo todo cuidado e toda limpeza no município.
E alerta que os quintais estejam limpos e sem água parada, que é criadouro do mosquito Aedes Aegypti"


Em 29 de Abril passado fizemos uma postagem 58 dias se passaram e agora vem a confirmação que a família e amigos suspeitavam - Dengue Hemorrágica.
Falecimento de Professora de 36 anos seria por complicações de Dengue?

Surgiu um comentário na cidade de que a Professora e moradora de Paiçandu Nadir Alves da Silva de 36 anos teria tido os sintomas de Dengue recentemente e possivelmente esta seria uma das causas do falecimento, porém consta em seu atestado de óbito problema cardíaco.
Somente exames clínicos poderiam confirmar ou descartar o atual diagnostico. Segundo consta ;Nardir faria o exame sorológico de Dengue na próxima Segunda dia 04 de Maio quando completaria 7 dias após os sintomas o que em tese; feito antes não surtiria efeito.

Arquivo


Irmão e Secretário do Governador Beto Richa diz que principais obras de rodovias de nossa região serão retomadas


Fonte:Agencia de Notícias do Governo do Estado do Paraná - www.aen.pr.gov.br

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, avalia que o Governo do Paraná terá resolvido os principais gargalos rodoviários dentro de três anos. Em vistoria a obras no Noroeste do Estado nesta sexta-feira (26), Richa Filho disse que os investimentos na área de duplicações e melhorias rodoviárias, sejam em parceria ou com recursos próprios, somam mais de R$ 1,9 bilhão para melhorar as condições de 360 quilômetros de rodovias paranaenses.

“Somente na região de Maringá estão sendo aplicados quase R$ 800 milhões em obras que vão permitir mais agilidade no transporte da produção paranaense, entre as cidades do Noroeste, além de melhorar o acesso a outras cidades do Estado”, disse Richa filho.

Em Maringá, Richa Filho citou que em julho serão retomadas as obras da duplicação da PR-323, entre Maringá e Paiçandu. O Estado avalia um pedido de aditivo, o que permitirá a conclusão da duplicação. Faltam somente as sinalizações, a aplicação da última camada de asfalto e outros serviços complementares. Serão duplicados quatro quilômetros da PR-323, entre Maringá e Paiçandu.

“Esta obra poderia ter sido concluída antes, mas houve atraso de quase dois anos no repasse pelo governo federal da última parcela do Proinveste, que chegou no fim de maio de 2015. Agora temos os recursos para concluir a obra e entregá-la o mais breve possível“, explicou o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Nelson Leal Junior.

Sobre a Parceria Público-Privada da PR-323, Leal Junior disse que todas as etapas de competência do Estado foram concluídas. O DER já analisou pré-projetos e as licenças ambientais já foram obtidas. “O consórcio responsável pela duplicação já encaminhou o pedido e a documentação ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e aguarda resposta da instituição. Concluída esta etapa, a obra será iniciada rapidamente”, disse.

VISTORIA – Durante a visita ao Noroeste, o secretário participou da inauguração de um posto de fiscalização da Polícia Rodoviária de Floresta, em construção na PR-317, em função da duplicação da rodovia, que terá 53 quilômetros duplicados. Serão construídos quatro viadutos, duas pontes – sobre os rios Ivaí e 119 – retornos e acostamentos.

Também foram vistoriadas as obras de duplicação entre Mandaguaçu e Nova Esperança, onde estão em construção 23,9 quilômetros de duplicação. Além da nova pista, serão construídas mais nove passagens e seis retornos em nível, com a implantação de marginais e outras melhorias. A previsão é entregar a obra em dezembro de 2016.

Outro município visitado foi Sarandi, onde o DER avalia os projetos para a construção de duas trincheiras que irão desafogar o trânsito. “É uma obra importante. Estamos na etapa de avaliar o projeto e os custos apresentados para depois dar autorização para iniciar a obra”, disse o diretor do DER. A obra é da concessionária Viapar e está em fase de conclusão a pedido do Governo do Paraná.


Hoje é dia...

Dia Nacional do Volêi
Dia Nacional do Progresso
Dia Mundial do Diabético
Dia do Artista Lírico
Dia da Bondade
Dia do Mestiço - Amazonas, Roraima e Paraíba - Evento oficial.

Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Dia de São Cirilo de Alexandria

Religioso - Neopaganismo
Dia do Imperador Juliano, considerado o padroeiro de todos os neopagãos.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Sugestão de filme

Filme completo no You Tube

Quando o jovem Josh Wheaton (Shane Harper) entra na universidade, ele conhece um arrogante professor de filosofia (Kevin Sorbo) que não acredita em Deus. O aluno reafirma sua fé, e é desafiado pelo professor a comprovar a existência de Deus. Começa uma batalha entre os dois homens, que estão dispostos a tudo para justificar o seu ponto de vista - até se afastar das pessoas mais importantes para eles

Cota de produtos do Paraguai deverá aumentar para 300 US$ em um ano


Gleisi Hoffmann (PT) conseguiu negociar a manutenção da cota de US$ 300 para compras de turistas brasileiros em visita por terra ao Paraguai.

O Itamaraty já estava tratando com o país vizinho a manutenção da taxa no Mercosul sobre vendas de produtos lácteos. Eles aceitaram. Assim, o Ministério da Fazenda vai prorrogar a entrada em vigor da portaria que diminuía a cota para US$ 150.

A redução da cota estaria vinculada ao estabelecimento de “freeshops” na região de fronteira. “Estamos agora definindo o prazo. Defendi que a prorrogação da cota atual seja por mais um ano, para dar tempo de regulamentar os freeshops. Fechado esse assunto, uma nova portaria será publicada,” afirmou.

A senadora Gleisi vem trabalhando o assunto desde ano passado. Ela já conseguiu reverter a redução da cota no ano passado, quando estava no Paraguai, em audiência com o presidente Cartes.

Em março, Gleisi acompanhou uma comitiva que reuniu-se com o ministro Joaquim Levy (Fazenda) e Jorge Rachid (Receita Federal). Ela também tratou da matéria com o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e com Marco Aurélio Garcia, assessor para assuntos internacionais da Presidência da República.

Segundo a senadora, manter a cota em US$ 300 é importante para o comércio e turismo em nossa região de fronteira.

Charge - Governador pede conselhos a Fernando Henrique

Com índice de desaprovação altíssimo, governador tucano do Paraná pede conselhos à Fernando Henrique Cardoso -Charge do Canal CHARGES.COM.BR do You Tube por Maurício Ricardo vejam outras charges em vídeo clicando no Site da Uol:charges.uol.com.br

Bancos vão poder utilizar drones para monitorar se empréstimos agropecuários estão realmente sendo utilizados


A partir de janeiro do próximo ano, os bancos começarão a usar imagens de satélite ou veículos aéreos não tripulados, como drones, para fiscalizar as operações de crédito do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a fiscalização por sensoriamento remoto.
Até agora, os bancos faziam visitas físicas, por amostragem, para avaliar se os mutuários do Proagro estavam aplicando corretamente o dinheiro do empréstimo. Pela nova regulação, a partir de janeiro os bancos começarão a usar as tecnologias à distância para monitorar empréstimos superiores a R$ 300 mil. A partir de julho, a fiscalização por sensoriamento remoto será obrigatória também para operações de crédito acima de R$ 40 mil.



quinta-feira, 25 de junho de 2015

Aumente o tempo de vida útil do seu celular


A bateria do seu celular sempre acaba quando você mais precisa? E quando não há nenhuma tomada por perto para carregá-lo? Seu carregador portátil sempre te deixa na mão?

A BBC Brasil disponibiliza 9 dicas para que a bateria do seu celular dure mais 

1. Ajuste o brilho da tela
2. Desligue o modo vibração
3. Reduza o tempo de bloqueio da tela
4. Desligue as conexões de wi-fi e bluetooth
5. Desative a localização permanente do GPS
6. Reduza as notificações
7. Não deixe os aplicativos funcionando "em 2º plano"
8. Cheque quais dos seus aplicativos estão consumindo mais bateria
9. Se tem um Android, ative o modo de economizar energia

Fonte:noticias.r7.com




1ª Conferencia de Segurança Alimentar e Nutricional de Paiçandu


A Comissão Organizadora tem a honra de convidá-lo (a) para participar da 1ª CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE PAIÇANDU que integra a realização da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), cujo lema é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, um evento estratégico entre ações e iniciativas para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país. A Conferência Municipal de será realizada no dia 30 de junho de 2015 - Escola Municipal Doutor Prudente de Morais, Rua Sete de Setembro, 543 – Centro - das 18h às 22h30.
A Conferência Municipal também terá o objetivo de compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Paiçandu (COMSEA) e de avaliar a situação da Segurança Alimentar e Nutricional no município identificando seus desafios e apresentar propostas para superá-los por meio de políticas e programas inter-setoriais estruturantes. Os eixos temáticos da Conferência abordarão:
Eixo 1: Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.
Eixo 2: Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública.
Eixo 3: Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar.

Programação:
18h às 19h: Credenciamento
19h – Abertura: Autoridades da cidade.

19h30 às 20h: Leitura e aprovação do Regimento

20h às 21h – Apresentação: “Comida de Verdade no campo e na cidade: por direitos e segurança alimentar” e organização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Paiçandu. (COMSEA-PAÇANDU)

21h às 21h50: Eixos temáticos

21h50 às 22h10: Eleição de delegados à IV CRSAM e Composição do COMSEA – Paiçandu.

22h10 às 22h30 – Plenária e encerramento

Contamos com a sua Presença!
Comissão Organizadora

MP-PR é contra a redução da maioridade penal. Saiba por quê.

Neste importante momento da vida nacional, quando, sob o argumento do suposto combate à violência e à criminalidade, se pretende reduzir, de 18 para 16 anos, a imputabilidade penal no país, o Ministério Público do Paraná vem esclarecer a população as razões pelas quais é contra tal proposta. O MP-PR alerta, também, para o manifesto retrocesso social e jurídico que a criminalização de jovens implicaria ao Brasil.

Neste sentido, a Instituição vem desmitificar os vários “argumentos” que entende equivocados, muitas vezes utilizados para confundir e desviar a atenção da opinião pública dos verdadeiros problemas – inclusive os reiterados escândalos de corrupção – que afligem o País.

Por outro lado, ressalta que as discussões em torno do aumento do período de internação de adolescentes – sobretudo nas infrações mais graves – devem ser feitas no âmbito do próprio Estatuto da Criança e do Adolescente, de modo que a privação de liberdade, quando necessária, seja sempre conjugada com a obrigatória oferta de educação básica e aprendizagem profissional, de modo a efetivamente garantir a ressocialização dos adolescentes, em benefício da coletividade.

Conheça, abaixo, as razões pelas quais o Ministério Público é contra a redução da maioridade penal.


A redução da idade penal não resolve nem ameniza o problema da violência no Brasil.
Na verdade, a discussão em torno da maioridade penal só desvia o foco das verdadeiras causas da violência. Pesquisas realizadas nas áreas social e educacional apontam que no Brasil a violência está profundamente ligada a questões como desigualdade e exclusão social, impunidade, corrupção e desvio de dinheiro público. Portanto, a redução da idade penal apenas transforma o adolescente em bode expiatório para desviar a atenção da opinião pública das causas reais da violência, que são a ausência de investimentos multissetoriais em saúde, educação, programas culturais, esportivos, de lazer e em mecanismos de participação social e política.

Da mesma forma, a alteração não reduzirá os índices de criminalidade entre a juventude.
Ao contrário, o ingresso antecipado no falido sistema penal brasileiro expõe os adolescentes a mecanismos/comportamentos reprodutores da violência, como o aumento das chances de reincidência (que no Sistema Penal é altíssima, superando os 70%). A violência não será solucionada com a culpabilização e punição, mas pela ação da sociedade e dos governos no enfrentamento de suas causas, sobretudo no plano social, educacional e econômico. Agir punindo e sem a discussão sobre os reais motivos que reproduzem e mantêm a violência, só gera mais violência. 

Nossa legislação já possibilita a privação de liberdade a partir dos 12 anos de idade.
No Brasil, já a partir dos 12 anos de idade, os adolescentes que praticam atos infracionais estão sujeitos à privação de liberdade. O Estatuto da Criança e do Adolescente, a exemplo da legislação para adultos, prevê dentre as medidas socioeducativas a prestação de serviços à comunidade, a semiliberdade e também a internação, com a completa privação de liberdade de adolescentes. Esta autêntica “prisão” ocorre em estabelecimentos específicos, separados do contato com criminosos adultos. Atualmente mais de 15 mil jovens cumprem medida de internação no país. Portanto, é falso o argumento de que os adolescentes não são responsabilizados por seus atos. Não há, destarte, porque reduzir a maioridade penal para 16 anos, quando, desde os 12 anos, os adolescentes já estão sujeitos à privação de liberdade no país. 

A redução da maioridade penal provocaria o “efeito dominó”, com gravíssimas consequências.
Adolescentes não são adultos; são seres em especial fase de desenvolvimento. Presumir que, a partir dos 16 anos, têm condições de ser responsabilizados penalmente como adultos, implicaria em reconhecer que também estão aptos, por exemplo, a conduzir veículos, a ter livre acesso a bebidas alcoólicas, a trabalhar em locais penosos e insalubres, a serem encaminhados para o exterior (contra a vontade dos pais), a serem impunemente fotografados ou filmados em cenas pornográficas, a estarem desprotegidos de medidas como a guarda ou tutela, etc. O precedente seria gravíssimo e resultaria em ‘efeito dominó’, que facilitaria e descaracterizaria crimes como a corrupção de menores, o tráfico internacional de pessoas, a exploração sexual, etc. Implicaria, ainda, em verdadeiro “prêmio” a adultos autores de crimes dessa natureza, que além de não mais serem responsabilizados pelo aliciamento de jovens de 16 ou 17 anos, passariam a aliciar adolescentes ainda mais novos. Leia mais.
Clique em mais informações em destaque abaixo

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Os bons olhos


Um homem morava no deserto e tinha quatro filhos ainda adolescentes.
Querendo que seus filhos aprendessem a valiosa lição da não precipitação nos julgamentos, os enviou para uma terra onde havia muitas árvores. Mas ele os enviou em diferentes épocas do ano.
O primeiro filho foi no inverno, o segundo na primavera, o terceiro no verão e o mais novo foi no outono.
Quando o último deles voltou, o pai os reuniu e pediu que relatassem o que tinham visto.
O primeiro filho disse que as árvores eram feias, meio curvadas, sem nenhum atractivo.
O segundo filho discordou e disse que na verdade as árvores eram muito verdes e cheias de brotinhos, parecendo ter um bom futuro.
O terceiro filho disse que eles estavam errados, porque elas estavam repletas de flores, com um aroma incrível e uma aparência maravilhosa.
Já o mais novo discordou de todos e disse que as árvores estavam tão cheias de frutos que até se curvavam com o peso, passando a imagem de algo cheio de vida e substância.
Aquele pai então explicou aos seus filhos adolescentes que todos eles estavam certos.

Na verdade eles viram as mesmas árvores em diferentes estações daquele mesmo ano.
Ele disse que não se pode julgar uma árvore ou pessoas por apenas uma estação ou uma fase de sua vida.
Ele explicou que a essência do que elas são, a alegria, o prazer, o amor, mas também as fases aparentemente ruins que vêm daquela vida só podem ser medidas no final da jornada quando todas as estações forem concluídas.
Se você desistir quando chegar o “inverno”, você vai perder as promessas da primavera, a beleza do verão e a plenitude do outono.
Não permita que dor de apenas uma “estação” destrua a alegria de todas as outras. Não julgue a vida por apenas uma fase.
Persevere através dos caminhos dificultosos, e épocas melhores virão com certeza!
Viva de forma simples, ame generosamente, importe-se profundamente, fale educadamente…
E deixe o restante com Deus!

A felicidade mantém você doce.
Dores mantêm você humano.
Quedas te mantêm humilde.
Sucesso te mantém brilhando.
Provações te mantêm forte.
Mas, somente Deus te mantém prosseguindo!

Autor desconhecido

Facebook cria mecanismo que reconhece qualquer usuário sem precisar ver o seu rosto


Mas agora a rede social pretende levar essa prática para um novo nível.
Uma equipe do Facebook que pesquisa inteligência artificial está trabalhando em uma ferramenta para reconhecer alguém mesmo se essa pessoa não estiver mostrando o rosto.
O algoritmo analisa mais de 100 partes diferentes do corpo, usando uma combinação de tecnologias de reconhecimento facial e corporal.
A ideia é que a ferramenta aprenda a reconhecer a mesma pessoa em diferentes poses e em diferentes fotos.
De acordo com a apuração da BBC, não há previsão para o lançamento dessa ferramenta.

Polêmica
Para checar se a ferramenta realmente funcionava, a equipe do Facebook a testou em 37 mil fotos e concluiu que, ao analisar imagens de 581 pessoas, o método atingiu 83% de precisão.
O uso de ferramentas de reconhecimento facial tem criado preocupações a respeito de questões de privacidade e já causou problemas para o Facebook.
Um exemplo disso ocorreu na semana passada, quando o Facebook anunciou o lançamento nos Estados Unidos do aplicativo Moments, que permite compartilhar fotos do celular com seus amigos sem ter de postá-las.
Na Europa, o lançamento do app foi suspenso por tempo indeterminado, justamente por conta da sua ferramenta de reconhecimento facial, que permite que seus amigos no Facebook sejam identificados.
Sem uma função para que o usuário opte ou não por essa ferramenta, o aplicativo não se encaixa nas leis europeias.

Cantor Cristiano Araujo e namorada morrem em acidente nesta madrugada


Cristiano Araújo voltava de um show em Itumbiara,a 200 km de Goiânia quando o veículo em que ele estava capotou, na BR-153, entre as cidades de Goiatuba e Morrinhos, em Goiás. A namorada do cantor, Allana Coelho Pinto de Moraes, de 19 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Cristiano chegou a ser levado para o hospital mas também não resistiu. Há suspeitas de que eles não usavam cinto de segurança. Ele teve várias fraturas pelo corpo.


Entre Aspas


"Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade"

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons"

"Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer"

"Quem tem bastante no seu interior, pouco precisa de fora"

"Os ausentes nunca têm razão"

"Há pessoas que a sociedade aprova, cujo único mérito consiste nos vícios que servem ao comércio da vida"

"Nenhum homem é suficientemente rico para comprar o seu passado"

Hoje é dia...

Dia do Caboclo
Dia do Quilo
Dia das Empresas Gráficas
Dia Mundial dos Discos Voadores
Dia Internacional do Leite
Dia Internacional da Ufologia
Dia de São João
Dia Nacional da Araucária

terça-feira, 23 de junho de 2015

De onde vem a palavra "Feira" complemento dos dias da semana - ex. Segunda Feira


"Feira" vem de feria, que, em latim, significa "dia de descanso". O termo passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga - daí a explicação para a presença do termo somente na língua portuguesa. Na ocasião, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes dos dias da semana usados até então, em homenagem a deuses pagãos, deveriam mudar. 

Mas espera aí: se feria é dia de descanso, por que se usa "feira" apenas nos dias úteis? 
Isso acontece porque, no início, a ordem do bispo valia apenas para os dias da Semana Santa (aquela que antecede o domingo de Páscoa), em que todo bom cristão deveria descansar. Depois acabou sendo adotada para o ano inteiro, mas só pelos portugueses - no espanhol, no francês e no italiano, os deuses conti- nuam batendo ponto dia após dia. 

As únicas exceções assumidas pelos nossos irmãos bigodudos - e depois incorporadas nas colônias portuguesas - foram sábado e domingo (Prima Feria, na Semana Santa), que derivam, respectivamente, do hebreu shabbat, o dia de descanso dos judeus, e do latim Dies Dominicus, o "Dia do Senhor". Desde 321 os calendários ocidentais começam a semana pelo domingo.

 A regra foi imposta naquele ano pelo imperador romano, Constantino, que, além disso, estabeleceu definitivamente que as semanas teriam sete dias. A ordem não foi aleatória: embora na época os romanos adotassem semanas de oito dias, a Bíblia já dizia que Deus havia criado a Terra em seis dias e descansado no sétimo e, ao que tudo indica, os babilônios também já dividiam o ano em conjuntos de sete dias.

Desligamento de energia programado para esta Quarta 24


Data: 24/06/2015 - Quarta-feira
Horário(s):11:30 até às 18:00
Bairro(s):JD CANADA  , JD SANTA MÔNICA ,JD SANTA PAULA  , PQ SÃO JORGE 
Rua(s): AV. IVAI, Rua ARMANDO F MAGALHÃES , Rua CHICAGO , Rua DALAS
 Rua GUADALAJARA , Rua HAVANA , Rua INDIANAPOLIS , Rua JOSÉ LIMEIRA FILHO , Rua LOS ANGELES , Rua LUIS CARLOS POSSANI , Rua MANÁGUA , Rua MONTREAL
 Rua NICARÁGUA , Rua PENSILVÂNIA , Rua SAN FRANCISCO , Rua SÃO CARLOS, 
Rua TEXAS
Motivo: Melhorias e/ou ampliações de rede

Senhora de 60 anos rouba para ser presa e não mais passar fome e frio


No dia 17 de junho, a Defensoria Pública recebeu a comunicação da prisão em flagrante de M. A. L., que teria tentado furtar de uma loja uma ferramenta elétrica avaliada em cerca de R$ 200. A ação foi monitorada por câmeras de segurança do local e M. A. L. foi abordada quando estava saindo do estabelecimento sem efetuar o pagamento. M. A. L., que é idosa, com mais de 60 anos, e pesava aproximadamente 45 kg, declarou que estava em situação de rua e praticou o delito justamente para ser presa, pois estava passando muita fome e frio. A autoridade judiciária competente homologou a prisão e a fiança arbitrada em sede policial, no valor de um salário mínimo, bem como condicionou a expedição de alvará de soltura à apresentação de comprovante de residência.

Continue lendo essa história real no site :www.bemparana.com.br

Gato aparece em aza de ultra leve em pleno voô e faz sucesso no You Tube



Por essa nem mesmo o piloto  Romain Jantot esperava.
Jantot, que dá aulas de voo em ultra-leve na Guiana Francesa, garante que não sabe como o gato entrou para a asa. "Ainda não consegui perceber se ele entrou depois de ter feito a revisão no aparelho antes de deslocar ", admite. "Mas o gato está de boa saúde... Continua a ser a nossa mascote", assegura.

O vídeo postado neste Domingo 21 de Junho já tem mais de 9 milhões de acessos; na conta de Jantot no canal  há somente este vídeo com o título: Remove Cat Before flight " Remover gato antes do voô"

Concurso mundial - Dê um Like e contribua

Esta foto, de Ricardo Matiello, participa de um concurso mundial, promovido pela National Geographic (em parceria com o portal Dronestagram). É uma imagem aérea da região da Catedral de Maringá, em um dia que a névoa caiu sobre a cidade. Este concurso é noticiado pelos principais veículos de comunicação do planeta (como BBC, Le Monde, Washington Post, dentre outros). Para conquistar um bom ranking e fazer com que ela entre na lista de fotos que serão avaliadas, é preciso likes (curtidas), no site do Dronestragam.

Então, mãos à obra: acesse a página AQUI e clique no ícone com uma mãozinha fazendo positivo



Prefeitura e Câmara on line informações e serviços


Na hera da informação as pessoas tem buscado cada vez mais se atualizar; ganhar tempo e agilidade Já que tempo é sinônimo de economia ; através disso vários serviços podem ser resolvidos com apenas alguns cliques, quando não; dúvidas e orientações trazem conhecimento e utilidade ao público  que cada vez estão mais conectados.
Prefeitura e Câmara respectivamente possuem seus sites que também disponibiliza um link para o portal da transparência onde há várias informações disponíveis ao cidadão.

No site da Prefeitura Municipal de Paiçandu que pode ser acessado através do endereço www.paicandu.pr.gov.br/é possível obter várias informações, notícias atualizadas além de serviços on line , entre eles estão alguns como impressão de guia de pagamento de IPTU, processos  licitatórios, ISS (Imposto Sobre Serviços) on line acesso ao Plano Diretor entre muitos outros.
 O Portal da transparência da Prefeitura é acessado pelo

O Site da Câmara de Vereadores endereço: cmpaicandu.pr.gov.br também possui informações, embora atualmente haja pouco espaço sobre notícias, lá também o cidadão pode obter conhecimento sobre atas e sessões; acessar arquivos digitalizados de todas as sessões desde a emancipação política de Paiçandu, disponibilizados a partir de 2013 quando toda papelada foi em fim scaneada e arquivada digitalmente, tornando a história do legislativo mais acessível e segura. Ordem do dia, contas públicas entre outros.
O Portal da Transparência da Câmara pode ser acessado pelo link:http://www.controlemunicipal.com.br/site/transparencia/?id_cliente=1188

O Portal da Transparência, criado em novembro de 2004, tem por objetivo promover a
transparência da gestão pública e estimular a participação e o controle social.





Links

Mudança climática pode aniquilar avanços na saúde, apontam médicos

A mudança climática poderá aniquilar os avanços médicos dos últimos 50 anos, com acontecimentos climáticos extremos, como ondas de calor, tempestades, inundações, ou secas; advertiu um comitê de especialistas nesta terça-feira (23). Saiba mais clicando em:www.portalaz.com.br


Lula critica PT e prepara afastamento do governo
Estão causando enormes surpresas as críticas cada vez mais diretas do ex-presidente Lula ao PT e cada vez menos indiretas também à presidente Dilma Rousseff. A pergunta que se faz depois dessa nova postura de Lula é: aonde o ex-presidente que chegar. Leia mais em:www.correiodoestado.com.br


Excesso uso de smartphones pode trazer problemas de saúde
Especialistas afirmam que o uso constante do aparelho pode ocasionar problemas sérios, desde tendinite até nevragia occipital
Utilizado muitas vezes durante todo o dia, os aparelhos celulares são, atualmente, inseparáveis das pessoas. Com a extrema necessidade de comunicação, o dispositivo trás inúmeras vantagens. No entanto, o uso excessivo deles pode acarretar em danos ao corpo humano.
Veja mais informações em:www.opovo.com.br


As calças de ganga podem matar?
Não. Mas os modelos "skinny" podem representar um risco para a saúde.
Calma, as calças de ganga muito apertadas não matam, mas moem. Que o diga uma mulher, de 35 anos, que desmaiou e teve de ser hospitalizada. As calças skinny podem representar um risco para a saúde, dizem os médicos australianos depois desta mulher ter, temporariamente, deixado de sentir as pernas após utilizar aquela peça de vestuário durante várias horas. Clique e leia mais em: lifestyle.publico.pt


Pode haver Sexta Aula nos colégios estaduais do Paraná
O Conselho Estadual de Educação (CEE) deve indicar ainda nesta semana um posicionamento favorável à “sexta aula”
A “sexta aula”, que antecipa o início da aula e estica o final, é defendida pela APP-Sindicato, entidade que representa os servidores da educação no Paraná, porque reduziria a quantidade de dias usados para a reposição do conteúdo perdido. Acesse clicando em www.gazetadopovo.com.br.


Hoje é dia...


Dia do Lavrador
Dia Internacional das Aldeias SOS
Dia Universal Olímpico
Dia Nacional do Desporto - Criado pela Lei Pelé (art. 86)
Dia do Atleta Olímpico - Criado pelo COI - Comitê Olímpico Internacional.
Dia do Migrante


segunda-feira, 22 de junho de 2015

Diminuição da maioridade penal não resolve diz Professora e Pesquisadora


"Não resolve. Vários países que aplicaram essa premissa não alcançaram a redução da violência com a mudança da maioridade penal", afirmou a professora e pesquisadora do núcleo de estudos da violência da Universidade de São Paulo (USP) Nancy Cárdia, ao apontar as fragilidades da proposta de redução da maioridade penal em debate hoje no Brasil.

Por Joanne Mota
Ele alerta que tratar o jovem como adulto não sana a causa da violência no Brasil, muito pelo contrário.
Na mesma linha, Douglas Belchior, liderança do movimento negro no Brasil, diz que reduzir a maioridade penal significa retornar a idade média. "Era na Idade Média que se desconsiderava a figura da criança e do adolescente no seu processo de formação". Ele lembra que o momento é de resisatência e contra o processo que navega nos mares conservadores do Congresso Nacional.

Dados de uma pesquisa publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que o perfil do jovem que será atingido pela PEC 171 é: 95% são do sexo masculino; 66% vivem em famílias extremamente pobres; 60% são negros; 60% têm de 16 a 18 anos; 51% não frequentavam escola na época do delito.

Continue lendo clicando:AQUI.


O mundo está sério demais


O mundo ficou tão serio que hoje em dia rir junto é quase uma missão impossível...
O mundo sem sorrisos é um mundo sem cor, sem sabor, sem amor...

O mundo está sério demais. O sorriso há muito tempo deixou de ser manchete. Foi substituído pelas misérias humanas. (...)

Devemos desligar um pouco a TV, fechar um pouco os jornais e voltar a fazer coisas simples: andar descalço na areia, cuidar de plantas, criar animais, fazer novos amigos, conversar com vizinhos, cumprimentar as pessoas com um sorriso, ler bons livros, meditar sobre a vida, expandir a espiritualidade, escrever poesias, rolar no tapete com as crianças, namorar nosso marido ou nossa mulher, rir de nossa seriedade, fazer do ambiente de trabalho um oásis de prazer e descontração.

Apareça de vez em quando vestido de palhaço para seus filhos ou para as crianças internadas nos hospitais.
Aquiete sua mente, mude seu estilo de vida.
Mude sua agenda.

As pessoas gostam de conviver com você? Ainda que não tenha dinheiro, se for uma pessoa agradável, você é uma pessoa rica.
Se for desagradável, ainda que milionária, será apenas suportável.

Fonte Velho Sábio

Lula diz que PT precisa de mais jovens e com mais coragem e que "os correligionários só pensam em cargo, em emprego, em ser eleito"


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é preciso uma mudança no Partido dos Trabalhadores (PT) durante seminário nesta segunda-feira (22), em São Paulo. Segundo ele, é preciso fazer uma revolução no partido e colocar pessoas mais jovens no PT.

“O PT precisa construir uma nova utopia. Tenho 69 anos, já estou falando as mesmas coisas que falava em 1980. Fico pensando se não está na hora de fazer uma revolução neste partido, uma revolução interna, colocar gente nova, mais ousada, com mais coragem. Temos que decidir se nós queremos salvar a nossa pele e os nossos cargos, ou queremos salvar nosso projeto. E acho que nós precisamos criar um novo projeto de organização partidária nesse país”, desabafou Lula. Afirmou ainda que os correligionários só pensam em cargo, em emprego, em ser eleito”



Schwarzenegger faz pegadinha em campanha por doação

Caracterizado como seu personagem mais famoso, o ator e ex-governador passeou pelas ruas de Hollywood, onde uma porção de artistas faz uma graninha personificando grandes figuras do cinema. E lá estava, para a surpresa de todos, o verdadeiro Exterminador!

Em uma passadinha pelo famoso museu de cera Madame Tussauds, Schwarzenegger tomou o lugar de sua estátua e surpreendeu os visitantes, que não acreditavam na presença ilustre do ator.

A brincadeira foi para promover uma ação beneficente através. Ao se inscrever no programa e doar um valor de sua preferência (que vai de US$ 10 a US$ 50 mil dólares, em torno de R$ 30 a R$ 154 mil), você recebe algumas recompensas que variam de acordo com o que foi ofertado. Quem doar o valor mais alto vai poder encontrar o próprio Schwarzenegger no tapete vermelho da premiere de “O Exterminador do Futuro: Gênesis” e ainda ver o filme com ele e mais um acompanhante.

Fonte www.tecmundo.com.br

Telas instaladas em caminhões para ultrapassagem segura


A Samsung inovou com a criação de uma super tela que permite ver através do caminhão que está a frente de veículos em auto estradas; o objetivo é trazer maior segurança nas ultra passagens de veículos longos. É óbvio que a idéia é interessante mas o custo deve ser ainda mais.
 como uma ideia pucha outra acredito que logo aparece alguém que vai inventar um dispositivo que se coneta à câmera frontal do caminhão dispensando a tela traseira. tornando assim a proposta interessante e mais acessível.
Veja no vídeo como isso funciona;

Pesquisadoras da Unicesumar testam plantas para descontaminação do solo

O estudo avalia espécies capazes de extrair do solo materiais tóxicos como chumbo e zinco, existentes em pilhas e baterias

O descarte irregular de pilhas, baterias e outros componentes eletrônicos é um dos grandes problemas para o meio ambiente no Brasil. Componentes tóxicos, como chumbo e zinco, existentes na composição desses produtos, contaminam o solo e ameaçam a saúde das pessoas.

Preocupadas em encontrar soluções para este tipo de problema, a pesquisadora da Unicesumar Sônia Tomie Tanimoto, doutora em química, juntamente com a arquiteta Roberta Mertz, sua orientanda no mestrado de Tecnologias Limpas, resolveram desenvolver um experimento com plantas capazes de fazer a limpeza do solo contaminado com tais materiais.

O experimento começou a ser desenvolvido em março passado e vai se estender até final do ano, quando poderão apresentar os resultados conclusivos desse trabalho. O experimento, conhecido como fitorremediação, consiste em analisar plantas cujas raízes absorvam os materiais tóxicos existentes no solo.

Segundo explicam as pesquisadoras, alguns desses produtos funcionam como alimento para as plantas, daí a vantagem do experimento, que vai servir para a dissertação de mestrado de Roberta Mertz.

As espécies testadas são a Citronela, Hortelã, Espada de São Jorge, Serpente ou Clorofito, Trapoeraba Roxa e Érica. As seis espécies estão sendo observadas em um viveiro no campus da Unicesumar. Para cada uma, foram plantados quatro vasos. Enquanto em um, a terra é mantida natural, nos outros, são testadas três diferentes quantidades dos produtos. Desta forma, as pesquisadoras conseguem avaliar o desenvolvimento das plantas em cada tipo de composto.

A ideia da pesquisa surgiu quando Roberta, que é arquiteta e trabalha com paisagismo, entrou para o mestrado. Ela conta que a princípio não tinha ideia de que tema desenvolver e, em contato com a professora Sônia, recebeu a proposta de fazer esse experimento como forma de aplicar em seu próprio segmento.

“Vejo essa pesquisa com muita utilidade porque haverá uma possibilidade imensa de aplicação em áreas das mais variadas finalidades”, disse a estudante do mestrado. Roberta cita como áreas possíveis de utilização dessas plantas, todas aquelas onde existe contaminação, como antigos lixões ou áreas de fundo de vale que passem por revitalização.

As espécies testadas são bastante comuns na região Norte do Estado e, de acordo com Roberta, conseguem compor muito bem um projeto paisagístico com diferentes texturas e tons de coloração. “Isso só mostra o quanto esta pesquisa poderá ser útil para o meio ambiente”, observa Roberta.

Por outro lado, a professora Sônia Tanimoto explica que elas escolheram testar o chumbo porque já existem estudos que mostram que este material estimula a produção de óleo nas plantas. “Estamos aplicando o chumbo tanto na hortelã quanto na citronela. Aumentar a produção de óleo na citronela (planta da qual se produz repelentes) significa, por exemplo, termos um potencial maior de produzir um repelente que é capaz de afastar o mosquito da dengue”, concluiu.


Pesquisa Data Folha - Maioridade Penal


Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (22) aponta que 9 em cada 10 brasileiros apoiam a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O resultado é o mesmo de levantamentos anteriores feitos pelo instituto.

Perfil de quem apoia

Entre os entrevistados que possuem curso superior, 78% defendem a redução. Já os entrevistados que completaram apenas até o ensino fundamental, o número de apoiadores é 90%.

O apoio também é inversamente proporcional conforme a renda dos entrevistados. Ou seja, os mais ricos se mostraram menos favoráveis à redução quando comparados aos entrevistados com renda menor. Segundo o Datafolha, 81% das famílias com renda mensal acima de 10 salários mínimos apoiam. Já entre as famílias com renda de até cinco salários mínimos o número sobe para 88%.

Quando analisados por região, os maiores defensores da medida estão no Nordeste, com 89% dos entrevistados à favor. A região com o índice menor foi a Centro-Oeste, com 15% dos questionados contra a redução.

Crimes violentos

Recentemente, a comissão especial na Câmara dos Deputados que analisa a questão aprovou a redução em caso de crimes graves. Apenas 27% dos brasileiros apoiam a redução da maioridade para crimes hediondos, como estupro, homicídio e sequestro, por exemplo. Dessa minoria, 53%, 80% e 24% brasileiros apoiam a redução nos três exemplos citados, respectivamente.

A maioria dos brasileiros, 73%, defendem a mudança para qualquer crime.

A pesquisa

Ao todo, foram ouvidas 2.840 pessoas em 174 municípios por todo o País. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Entre aspas


"A força de um homem não esta na coragem de atacar, mas,na capacidade de resistir aos ataques"


"Não julgue os outros só porque os pecados deles são diferentes dos seus"


"O munda precisa de atitudes; não de opiniões, opinião nenhuma mata fome ou cura doenças"


Que país é esse onde o preconceito está guardado em cada peito?

Que país é esse onde as pessoas não podem ser iguais; devido as suas classes sociais? 

Quando somos bons para os outros; somos ainda melhores pre nós...


"As pessoas boas merecem nosso amor, as pessoas ruins precisam dele"

 Queira o bem, plante o bem o resto vem...



domingo, 21 de junho de 2015

Curtas


Cinco foram o número de ocorrências do Siate em Paiçandu neste Domingo.
Duas ocorrências de pessoas que tiveram ferimentos graves mas sem risco à vida por queda de plano elevado, sendo uma mulher e o outro caso um menor de 15 anos,  .
Os outros dois foram duas solicitações de acidentes de moto e veículo ocorrido na PR 323 
E a ultima solicitação dos bombeiros foi atendimento à pessoa com ferimento por agressão.

O programa Maringá Urgente TV TIBAGI (SBT) esteve nesta Sexta Feira em Paiçandu; Indio Maringá fez  reportagem e conversou com motoristas e motociclistas sobre o caos no trânsito em horário de pico, nos cruzamentos do primeiro pontilhão que dá acesso ao complexo penitenciário.
O problema naquele local é que existem várias direções a serem tomadas por veículos tornando o cruzamento perigoso. 

BBC cria controle remoto para TV que funciona por força do pensamento
Aparelho lê e interpreta atividade cerebral do usuário e a transforma em comandos para aplicativo; tecnologia pode ajudar pessoas com deficiência. Leia mais em:g1.globo.com

Google toma medidas contra pornografia de vingança aquela em que após separação ex-maridos, parceiros ou chantagistas  postam fotos ou vídeos na Internet sem o consentimento da vítima; veja mais sobre o assunto clicando >AQUI. 


Benzetacil está em falta no Brasil


A penicilina benzatina, muito conhecida pelo nome comercial Benzetacil, um antibiótico usado para tratar sífilis e outras infecções, está em falta no Brasil tanto no setor público quanto no privado. A crise de abastecimento, que segundo o Ministério da Saúde é provocada por escassez de matéria-prima, tem preocupado os médicos.

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) já manifestou sua preocupação em ofício enviado para o Ministério da Saúde recentemente. “O fornecimento da penicilina benzatina está intermitente e isso é um problema muito sério”, diz o médico Luís Fernando Aranha Camargo, da SBI.

Em nota, o Ministério da Saúde afirma que vem monitorando e acompanhando a produção nacional do medicamento ao lado dos laboratórios produtores, que alegam dificuldades na produção devido à “escassez mundial no suprimento de matéria-prima”.

Saiba mais em:cidadeverde.com


Você sabe o que este bebê está fazendo neste tubo?

A foto de uma criança espremida em um tubo ganhou a internet nas últimas horas. A imagem mostra o bebê sobre uma mesa com os braços levantados e foi publicada na rede social Reddit com a legenda "um bebê fazendo um raio-X parece divertido". A foto teve quase 3 milhões de visualizações até a tarde deste sábado (20/06).
 O aparelho, chamado de Pigg-O-Stat, é usado para imobilizar bebês na hora do raio-X, para evitar que eles se mexam e que o exame tenha que ser repetido muitas vezes.

Vários pais relataram ter passado por essa situação, mas a maioria deles disse que seus filhos não estavam tão calmos quanto o bebê da foto. Outros aproveitaram a situação para brincar, dizendo que guardariam essa foto para explicar aos filhos como eles foram "fabricados".

Fonte:epocanegocios.globo.com

Milionário passa bem e deve voltar aos palcos em 70 dias após cirurgia cardíaca


O cantor Milionário da dupla Milionário e José Rico o sertanejo passou por uma cirurgia cardíaca no dia 15 de Junho para troca de válvula aórtica e para revascularização do miocárdio através de duas pontes de safena e uma mamária.
Segundo o boletim médico do Hospital, a cirurgia foi realizada após os exames diagnosticarem uma estenose aórtica e insuficiência coronariana obstrutiva triarterial. O médico do cantor emitiu boletim dizendo que o procedimento ocorreu tudo como o esperado.
Empresários do artista disseram que possivelmente os filhos da dupla Milionário e José Rico; Marcos Paulo & Marcelo façam o próximo show marcado para o dia 14 de Agosto na 17ª Exposição Agropecuária de Cacoal (RO)


sábado, 20 de junho de 2015

Modelo perde a perna por infecção à uso de absorvente interno e faz alerta as mulheres


A modelo Lauren Wasser, de 27 anos, perdeu uma perna e quase morreu depois de desenvolver o Síndrome do Choque Tóxico, associado ao uso de tampões, relata o «Daily Mail».

A jovem está agora a processar a empresa que fabricou os tampões e os supermercados que os venderam, na esperança de que a sua história se torne pública e as mulheres se tornem mais bem informadas sobre os riscos do uso de tampões.

Foi há cerca de 3 anos que Lauren, então com 24 anos, começou a sentir-me mal e com febre alta. Já no hospital, os médicos verificaram que desenvolveu o raro Síndrome do Choque Tóxico, muitas vezes associado ao uso de tampões.

A modelo  perdeu a perna direita em outubro de 2012 decorrente de uma infecção bacteriana causada pelo uso do absorvente interno. Segundo os médico que a atenderam, ela contraiu a síndrome choque tóxico (TSS, sigla em inglês), uma doença raríssima.

Lauren contou à revista americana 'Vice' que comprou o produto de seu uso habitual e trocou de absorvente três vezes no dia, conforme indicado. À noite, em uma festa na casa de um amigo, a jovem, que na época tinha 24 anos de idade, começou a se sentir mal e voltou para casa.

No dia seguinte, ela foi encontrada pela polícia caída no chão com febre muito alta e foi levada para o hospital. Lá, os médicos confirmaram que a modelo sofreu um ataque cardíaco. Internada, a americana esteve perto de perder a vida.

A infecção contraída por Lauren está relacionada a bactéria Staphylococcus Aureus, e já foi a causa da morte de mulheres que contraíram a doença nos anos 80.
Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Yale, EUA, a troca frequente de absorventes é essencial já que a carboximetilcelulose geleificada permanece no absorvente, potencializando a reprodução da bactéria.

Hoje, Lauren faz campanhas de divulgação para alertar as mulheres sobre o risco do produto e para que o governo retire os materiais que facilitam o desenvolvimento do germe.

"Todos sabem que o cigarro pode matar. Quando você fuma, a escolha é sua. Seu eu soubesse sobre a SCT, jamais teria usado absorventes", declarou a modelo à publicação.

Fontes:  www.redetv.uol.com.br   -    www.lux.iol.pt

Pesquisa - Dilma tem baixo índice de aprovação


Pesquisa do Datafolha divulgada hoje sábado pelo jornal Folha de S. Paulo demonstra que o governo da presidente Dilma Rousseff foi avaliado como ruim ou péssimo por 65% dos eleitores. Apenas 10% dos entrevistados consideraram o governo da petista como "bom" ou "ótimo".


Estudo - Nova fase de extinção põe em risco a vida humana


O relatório da investigação mostra que as perdas verificadas em pouco mais de 100 anos seriam "normalmente" registadas num período superior a dez mil anos.

Um estudo concluiu que a Terra está a entrar numa nova fase de extinção. Três universidades norte-americanas lideraram a investigação, cujos resultados mostram que a espécie humana pode ser uma das que correm maior risco de se perderem. Desflorestação e alterações climáticas são apontadas como as principais ameaças.
Em momentos anteriores de extinção em massa - tomando por base o estudo de fósseis e da história do planeta -, o ritmo de desaparecimento de espécies foi mais de 100 vezes superior, quando comparado com outras fases da Terra.

Os cientistas das universidades de Berkeley, Princeton e Stanford concluíram agora que os vertebrados estão, atualmente, a desaparecer a uma velocidade 114 vezes superior ao normal. Registaram ainda que, desde o início do século XX, perderam-se mais de 400 espécies de animais com coluna vertebral segmentada.

"Estamos agora a entrar na sexta maior fase de extinção" do planeta, afirmou um dos investigadores norte-americanos do estudo publicado na revista científica Science Advances.

Continue lendo em:www.rtp.pt


O assunto do dia

 O assunto que repercute na mídia a fora é a prisão de executivos  de grandes empreiteiras do País.
As especulações só aumentam e são muitas, e com certeza evidencia o cenário político brasileiro mundo a fora Agora a grande questão; o que vai acontecer? é a pergunta que todos devem estar fazendo. O tempo e a disposição dos investigadores é que irão definir a resposta que ainda deve estar a caminho. Longe de ser conclusa; enquanto isso a imprensa faz suas previsões e garante muito assunto sobre o tema - Termos sitados como: "Não haverá república na Segunda Feira" parece ser uma ameaça às cabeças do poder.


No Google notícias aparecem mais de 700 artigos sobre o assunto do dia na imprensa:
Veja as principais manchetes clicando em: news.google.com.br/news



quinta-feira, 18 de junho de 2015

Os três últimos desejos


Conta a lenda que, à beira da morte, Alexandre (O Grande) convocou todos os seus generais e relatou seus três últimos desejos:

1º- Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;

2º- Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas…);

3º- Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.

Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a Alexandre quais as razões. Alexandre explicou:

1º- Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;

2º- Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;

3º- Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.
Pense nisso…

E que você continue buscando realizar seus sonhos, mas que se lembre de viver intensamente e de usufruir de seus sentimentos e emoções, pois embora as coisas materiais sejam importantes para nós, elas ficam. Já os sentimentos e as emoções nascem conosco e nos acompanharão nas vidas futuras. Esta é a nossa verdadeira propriedade: o que trouxemos quando aqui chegamos e o que levaremos quando daqui partirmos.

Pode parecer lógico que não levamos certas coisas após a morte, mas muitas pessoas se pudessem levavam. Cargos, casas, carros, nada disso ficará conosco. Agora se formos pessoas de bem, plantarmos o bem, tivermos sentimentos de fraternidade, humildade isso sim irá conosco. Portanto viva a vida, viva cada momento, utilize seus sentimentos e lembre-se que bens materiais embora sejam importantes esses ficam.

Velho Sábio

Completa um ano de fenômeno que causou inundações

No início deste mês de Junho completou um ano; em que ocorreu a terceira maior cheia do rio Ivaí em todo o estado foram várias regiões inundadas e alagamentos que provocaram muitos prejuízos e danos ao meio ambiente em todo o Paraná. As imagens são da ponte de rio Ivaí em Dr Camargo e de um condomínio as margens do Rio Ivaí em Ivatuba feitas em 09 de Junho de 2014. 
Arquivo - Fotos aéreas feitas por Celso Bento
 O fenômeno chamado de El Niño e outro chamado de La Niña
O El Niño é o aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico Equatorial. Já o La Niña é o fenômeno oposto: o resfriamento das mesmas águas.

Há relatos de registros de El Niño desde a época do descobrimento das Américas, com depoimentos das mudanças de ventos durante as navegações. De acordo com o Centro de Pesquisas Espaciais e Estudos Climáticos (CPTec), eventos de El Niño e La Niña têm uma tendência a se alternarem a cada três a sete anos. Porém, de um evento ao seguinte, o intervalo pode mudar de 1 a 10 anos. As intensidades dos eventos variam bastante. O El Niño mais intenso já observado mar ocorreu nos biênios de 1982/1983 e 1997/1998.

Segundo as previsões indicam grande possibilidade de as chuvas ficarem acima da média no Estado a partir de junho, devido a atuação do fenômeno no Pacífico.