Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 30 de abril de 2015

Dia Internacional do Trabalhador

Augusto César Petta 

 Dia Internacional do Trabalhador, 1° de MAIO. Trata-se de uma data relevante para a luta dos trabalhadores e trabalhadoras. É importante relembrar o significado da data.

Em 1886, a cidade de Chicago, um dos principais pólos industriais dos Estados Unidos, foi palco de importantes manifestações operárias. No dia 1° de maio, iniciou-se uma greve por melhores salários e condições de trabalho, tendo como bandeira prioritária a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Os jornais a serviço das classes dominantes, imediatamente se manifestaram afirmando que os líderes operários eram cafajestes, preguiçosos e canalhas. No dia 3 de maio, a greve continuava, e na frente de uma das fábricas, a polícia matou seis operários, deixando 50 feridos e centenas de presos. No dia 4, houve uma grande manifestação de protesto e os manifestantes foram atacados por 180 policiais, que ocasionaram a morte de centenas de pessoas. Foi decretado "Estado de Sítio" e a proibição de sair às ruas. Milhares de trabalhadores foram presos, muitas sedes de sindicatos incendiadas e residências de operários foram invadidas e saqueadas. Os principais líderes do movimento grevista foram condenados à morte na forca. Spies, Parsons, Engel e Fisher foram executados no dia 11 de novembro de 1886, enquanto que Lingg, também condenado, suicidou-se.

Em 1891, no 2° Congresso da Segunda Internacional, realizado em Bruxelas, foi aprovada a resolução histórica de estabelecer 1° de MAIO, como um "dia de festa dos trabalhadores de todos os países, durante o qual os trabalhadores devem manifestar os objetivos comuns de suas reivindicações, bem como sua solidariedade".

No Brasil, as comemorações do 1° de MAIO, também estiveram relacionadas à luta por melhores salários e pela redução da jornada. A primeira manifestação registrada ocorreu em Santos, em 1895. A data foi consolidada , quando um decreto presidencial estabeleceu o 1° de MAIO como feriado nacional, em 1925. A efeméride ganhou status de "dia oficial", quando Getúlio Vargas era Presidente da República. Ele aproveitou o dia para anunciar, em anos diferentes - fruto de intensas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras - os reajustes de salários mínimos e a redução da jornada.

Prótese feita por impressora 3D cura três bebês com doença respiratória grave


Em um novo marco na impressão em 3D, médicos americanos foram capazes de salvar a vida de três crianças que sofrem de uma doença respiratória fatal, graças à produção de implantes personalizados que foram absorvidos por seus corpos.

Três bebês que estavam à beira da morte por uma traqueobroncomalácia, um transtorno incurável que provoca o colapso da traqueia, tiveram talas aplicadas que lhes permitiram recuperar e respirar normalmente - segundo o estudo publicado nesta quarta-feira (29/04) na revista Science Translational Medicine.

Embora a técnica ainda não tenha sido aprovada pelos reguladores federais nos Estados Unidos, esses dispositivos personalizados, criados por uma impressora 3D, receberam uma exceção médica de emergência para estes casos particulares e ainda são considerados de alto risco.

Kaiba Gionfriddo, o primeiro que recebeu o tratamento, tinha três meses de idade quando passou pela cirurgia. Agora, ele é uma criança saudável de três anos que vai à pré-escola, disseram os pesquisadores. As outras duas crianças tinham cinco e 16 meses quando foram submetidas à operação. Eles passam bem e não sofreram complicações.

Continue lendo em:sites.uai.com.br


Presidente do Senado cobra posicionamento de Dilma sobre Terceirização


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), cobrou nesta quarta-feira, 29, da presidente Dilma Rousseff uma declaração pública de sua opinião sobre a proposta da regulamentação da terceirização no país, que tramita no Congresso.

"O que se quer nesse momento é que a presidente diga claramente o que ela pensa do projeto, da precarização, do direito do trabalhador. Isso que ela precisa falar", afirmou Renan. Ele já se posicionou contrário à medida e classificou a terceirização da atividade-fim da empresa como "pedalada" contra o direito do trabalhador. A interlocutores, Renan Calheiros disse também que a presidente Dilma considera "absurda" a terceirização como foi aprovada pela Câmara 
leia mais em:www.brasil247.com


Entre Aspas


"Nunca consegui confirmação sobre a questão de no Japão, o professor não se curvar ao Imperador mas sei que durante a II Guerra nenhum professor foi mandado para a frente de batalha, preservando a cultura do país. Já ontem em Curitiba, 1.500 soldados marcharam sobre milhares de professores, sob a justificativa de prender 13 baderneiros".

Willy Taguchi, presidente municipal do PPS Maringá

Via Maringá News

Igreja se manifesta contra a violência praticada aos Professores

Fonte Maringá Manchete

"Uma crueldade maligna foi praticada contra os professores paranaenses. Nós, como Igreja, repudiamos todo e qualquer tipo de violência. Como arcebispo de Maringá, conclamo o povo de Deus a rezar pelas vítimas, mas também a se manifestar por uma cultura de paz, uma cultura em prol da vida.
Com que ânimo os nossos mestres vão voltar às salas de aula? Nosso pedido é que o governo do estado e os deputados estaduais peçam perdão aos professores e revejam a decisão tomada que afeta o regime próprio dos servidores estaduais"

Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá-PR

Precisa-se

Em determinada publicação, encontramos um interessante anúncio intitulado: Profissionais liberais. Precisa-se!
Grandiosa obra de renovação do mundo precisa urgentemente de profissionais liberais diversos para as seguintes funções:

Engenheiros - que edifiquem pontes para aproximar mais as pessoas entre si, na construção da verdadeira fraternidade;
Advogados - para que defendam as causas da justiça e do bem;

Psicólogos - com grande poder de penetração no complexo mundo interior das criaturas para que consigam ajudar, de maneira direta e simples, as pessoas a se relacionar entre si e a viver em paz. Especialmente as que vivem sob o mesmo teto, nos agrupamentos familiares;

Dentistas - que, melhorando o aspecto bucal dos pacientes, consigam descontrair-lhes também a face e estimulá-los a sorrir. Sorrir sempre, a fim de amenizar as tensões da vida;

Professores - de todas as matérias, que saibam promover a formação integral da personalidade dos novos habitantes que diariamente aparecem no cenário do mundo, através dos renascimentos.Que levem em conta a formação moral dos educandos, com a base do Evangelho de Jesus, para o pleno desenvolvimento do ser;

Cirurgiões - para extirpar do íntimo do homem, sem lhe mutilar o ser, as raízes do mal que ali ainda insistem em habitar;

Economistas - que, além de resolver devidamente os problemas de ordem material da coletividade, sejam capazes de fazer ver ao homem que as questões relacionadas com o abastecimento, produção e distribuição de bens e serviços são o mais elementar dos desafios da evolução.
Que interesses mais altos esperam por suas iniciativas, como seja o aperfeiçoamento do
saber, o vasto mundo da arte etc;

Enfermeiras dedicadas - que saibam tratar não somente das lesões do corpo, como também amparar os acidentados da alma, os que se envolveram nos lamentáveis sinistros do ódio, da paixão arrasadora, do egoísmo, dos atritos, dos vícios, de modo a corrigir com paciência e amor as causas dos desequilíbrios humanos.

Todos esses profissionais e quaisquer outros trabalhadores sinceros serão prontamente admitidos, no maior número possível, na grande obra de preparar uma nova civilização, onde sejam reais as palavras felicidade, justiça, prosperidade e paz.

Para realizar a obra de renovação do mundo, nenhum de nós precisa sair do local onde se encontra, nem se desvincular daqueles com quem convive.
Todos os percalços e entraves que, porventura, encontremos na família, no local de trabalho, devem simplesmente constituir estímulo para que trabalhemos mais depressa, a fim de abreviar o advento da nova era de paz e harmonia, fraternidade e beleza, que todos aguardamos.


Queridos amigos!! Precisa-se mudar o mundo agora, precisamos de pessoas que valorizem as palavras felicidade, justiça, prosperidade e paz. Vamos lá amigos depende de nós sim fazer o certo, acreditar, ir em busca de um mundo de paz. Precisamos agir com mais calma em certas situações para que possamos superar obstáculos, precisamos refletir o que estamos errando e concertar. Lembre-se sempre que mudar o outro é muito difícil, mas que começar mudando por nós já é um grande início. E vocês amigos querem esses profissionais liberais para nosso mundo?

 Lauro F. Carvalho


quarta-feira, 29 de abril de 2015

Como cada deputado estadual se posicionou sobre projeto da Paranaprevidência

A FAVOR DO PROJETO – 31

Alexandre Curi (PMDB)
 Alexandre Guimarães (PSC)
 André Bueno (PDT),
 Artagão Jr. (PMDB)
 Bernardo Ribas Carli (PSDB)
Claudia Pereira (PSC)
Cobra Repórter (PSC) 
Cristina Silvestri (PPS)
 Dr. Batista (PMN)
 Elio Rusch(DEM) 
Evandro Jr. (PSDB) 
Felipe Francischini (SD),
 Fernando Scanavaca (PDT)
 Francisco Bührer (PSDB)
 Guto Silva (PSC)
 Hussein Bakri (PSC) 
Jonas Guimarães (PMDB)
 Luiz Carlos Martins (PSD)
 Luiz Claudio Romanelli (PMDB),
 Marcio Nunes (PSC), 
Maria Victoria (PP), 
Mauro Moraes (PSDB), 
Missionário Ricardo Arruda (PSC)
Nelson Justus (DEM)
Paulo Litro (PSDB)
 Pedro Lupion (DEM)
Plauto Miró (DEM)
Schiavinato (PP)
 Tiago Amaral (PSB)
 Tião Medeiros (PTB) 
 Wilmar Reichembach (PSC)


CONTRA O PROJETO – 20

Adelino Ribeiro (PSL)
 Ademir Bier (PMDB)
 Anibelli Neto (PMDB)
 Chico Brasileiro (PSD)
 Evandro Araújo (PSC)
 Gilberto Ribeiro (PSB)
 Gilson de Souza (PSC)
 Marcio Pacheco (PPL)
Marcio Pauliki (PDT)
Nelson Luersen (PDT)
 Nereu Moura (PMDB)
 Ney Leprevost (PSD)
Palozi (PSC), 
Pastor Edson Praczyk (PRB)
Péricles de Mello (PT) 
Professor Lemos (PT)
 Rasca Rodrigues (PV)
 Requião Filho (PMDB)
Tadeu Veneri (PT) 
 Tercílio Turini (PPS)

NÃO VOTARAM – 2
Cantora Mara Lima (PSDB) e Paranhos (PSC).

Como presidente, Ademar Traiano (PSDB) só votaria em caso de empate.

Governo do Paraná emite nota sobre o confronto desta Quarta 29


"O Governo do Paraná lamenta profundamente os atos de confronto, agressão e vandalismo provocados na tarde desta quarta-feira (29) por manifestantes estranhos ao movimento dos servidores estaduais que estavam concentrados em frente à Assembleia Legislativa.

As reiteradas tentativas desses manifestantes de invadir o espaço do Parlamento Estadual culminaram com a ação de defesa das forças policiais, destacadas para cumprir a ordem judicial de proteção à Assembleia e ao seu livre exercício democrático.

O radicalismo e a irracionalidade de pessoas mascaradas e armadas com pedras, bombas de artifício, paus e barras de ferro, utilizados contra os policiais, são responsáveis diretos pelo confronto que se instalou na Praça Nossa Senhora de Salete. Lamentavelmente, pelo menos 20 policiais e quatro manifestantes saíram feridos.

Sete pessoas foram detidas por envolvimento direto nos ataques aos policiais. E a investigação sobre os atos protagonizados por pessoas ligadas ao movimento black-bloc já está em curso, sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária", diz a nota.


Nave Russa pode cair na terra


Nave russa não tripulada perde controle e pode cair na Terra

Russos tentarão restabelecer contato com a nave, mas as possibilidades de sucesso são poucas. Controladores dizem que queda acontecerá em condições incontroláveis
Os operadores de voo russos perderam o controle da Progress, uma nave espacial sem tripulação que abasteceria a Estação Espacial Internacional (ISS) e que agora poderá cair na Terra, anunciou nesta quarta-feira uma fonte russa. "Começou a cair", disse o funcionário, que não quis se identificar.

De acordo com a fonte, os controladores de voo russos tentarão agora restabelecer duas vezes a conexão com a nave de carga, mas com poucas possibilidades de sucesso. "É impossível saber quando cairá exatamente na Terra, depende de muitos fatores. Mas a queda acontecerá em condições incontroláveis", explicou.

Continue lendo em:www.em.com.br

Paraná entra mais uma vez na história por agressão aos Professores

A notícia correu o mundo veja os principais noticiários e os destaques de cada um clicando:AQUI.

29 de Abril outra data que não será esquecida.

Foto www.alagoas24horas.com.br/
Um confronto entre a Polícia Militar e professores em Curitiba deixou cerca de 150 pessoas feridas - algumas delas em estado grave, segundo a prefeitura da capital paranaense, na tarde desta quarta-feira. A Tropa de Choque fazia um cerco ao prédio da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), quando o conflito começou e os manifestantes, a maioria deles professores, foram agredidos. Os ativistas estavam nas proximidades da Alep para acompanhar a votação do projeto que autoriza o governo estadual a mexer no fundo de previdência dos servidores do Estado.

Foto:tnonline.com.br/noticias
Entre os feridos estão o cinegrafista Rafael Passos da CATVE, que foi atingido por uma bala de borracha, e um cinegrafista da Band, atacado por cachorros dos policiais. A confusão teve início quando um dos líderes sindicais ligado aos professores disse que o projeto seria votado, independentemente dos protestos contrários. A PM teria avançado em direção aos manifestantes. Lideranças que estavam sobre um caminhão, no Centro Cívico, passaram a pedir ambulâncias para cuidar das pessoas feridas.

Um professor identificado como Davi disse que levou três tiros de bala de borracha e outras pessoas, segundo ele, chegaram a levar até seis de tiros. Os feridos foram levados para o subsolo do prédio da Prefeitura de Curitiba, que foi transformado em uma espécie de "ambulatório".

Prefeitura convoca população para formar parceria contra a Dengue

24/04 Fonte Site Prefeitura de Paiçandu

Sem a participação dos moradores é impossível alcançar bons resultados. É preciso trabalhar para juntos para que a Dengue fique longe da cidade e das famílias.


A Prefeitura e a Secretaria de Saúde estão convocando toda a população de Paiçandu e Água Boa para uma parceria contra o mosquito transmissor da Dengue (Aedes Aegypti). Para que isso aconteça é necessária a participação de todos.
A secretaria de Saúde, por meio da secretária Silvanir Pereira Higino Sandrigo esclarece que o problema da Dengue nunca deixa de ser uma preocupação para os agentes da saúde municipal, visto que a equipe está nas ruas da cidade todos os dias. Lembrando que a equipe disponível é suficiente para atender a cidade e o município não está em epidemia.
Segundo a secretaria ainda há dificuldade com muito imóveis/casas que se encontram fechados, e alguns moradores que impedem a entrada dos agentes. “Assim não há como realizar a vistoria e orientação. Por isso pedimos aos moradores que trabalham fora e retornam somente à noite que observam seus quintais. A sua saúde e a do vizinho dependem desse cuidado que cada um deve ter com seu quintal”, destaca Silvanir.
A Prefeitura de Paiçandu/prefeito Tarcisio Marques dos reis e o setor de fiscalização explicam que todos os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da Dengue estão sendo realizados: os agentes de saúde estão todos os dias nas ruas, os terrenos estão sendo limpos e dos donos notificados. Nos anos de 2013/2014 foram roçados aproximadamente 200mil metros de terrenos e os proprietários receberam a multa. Ao todo 138 terrenos foram notificados e a prefeitura fez a limpeza e enviou multas aos proprietários. De acordo com o setor de fiscalização, vários donos dos terrenos entraram com recurso contra a prefeitura para não efetuar o pagamento da multa. Outro agravante é o acumulo de lixo nas vias públicas e terrenos baldios. Embora seja realizada a limpeza, muitos moradores descartam pneus, entulhos e outros lixos nas datas que estão vazias.
Mesmo assim os trabalhos desempenhados pela prefeitura serão intensificados, no entanto sem a parceria população é impossível alcançar resultados positivos.
Cada um fazendo a sua parte é possível diminuir, de forma considerável, a transmissão da doença – São cuidados simples que farão a diferença, o principal deles é eliminar possíveis criadouros do mosquito: o jeito mais eficiente é não deixar água parada.
Pedimos à população que receba os Agentes de Saúde, eles estão uniformizados, usam crachá, e sabem orientar os moradores sobre os cuidados que devem tomar com a limpeza dos quintais e os riscos da doença. Pedimos ainda que fiquem atentos em locais que podem se tornar focos dos mosquitos e façam denúncias nas secretarias: Saúde (3244 1012); Serviços Públicos (3244 8420); Meio Ambiente (3244 9202).
Para uma cidade sem Dengue é fundamental que a população se conscientize, é necessária a participação de todos.


Policiais e Professores se unem para protestar


Não, não é no Paraná, diferente daqui; no Amazonas as duas categorias se uniram para protestar contra o governo do Amazonas e ameaçam paralisação.

Manaus também está em clima de tensão entre servidores públicos e o governo do estado. Desde que o governador, José Melo (PROS), anunciou que não deveria haver reajuste salarial dos trabalhadores por conta da crise e da queda de arrecadação no estado, funcionários de diversas categorias mostraram indignação e se reuniram para protestar na capital na terça-feira (28).

Divididos principalmente entre policiais militares, civis e professores, a sede do governo foi palco para cerca de 1.500 manifestantes, segundo o jornal A Crítica. Recebidos pelo chefe da Casa Civil, Raul Zaidan, uma nova reunião foi marcada para hoje às 15h. Ainda de acordo com o jornal, as categorias ameaçam paralisação caso as reivindicações não sejam atendidas.

Leia mais em:www.brasilpost.com.br

Falecimento de Professora de 36 anos seria por complicações de Dengue?


Surgiu um comentário na cidade de que a Professora e moradora de Paiçandu Nadir Alves da Silva de 36 anos teria tido os sintomas de Dengue recentemente e possivelmente esta seria uma das causas do falecimento, porém consta em seu atestado de óbito problema cardíaco.
 Somente exames clínicos poderiam confirmar ou descartar o atual diagnostico.  Segundo consta ;Nardir faria o exame sorológico de Dengue na próxima Segunda dia 04 de Maio quando completaria 7 dias após os sintomas o que em tese; feito antes não surtiria efeito.

O velório está ocorrendo na Capela do Prever de Paiçandu o sepultamento está marcado para ocorrer as 16:00 desta Quarta Feira 29 no Cemitério Municipal de Paiçandu.
Nadir era Professora e lecionava na Escola Municipal Professora Lucília Vicentini Ferrari.


terça-feira, 28 de abril de 2015

Microônibus


 Secretaria de Municipal de Assistência Social recebe  MICROÔNIBUS,
A data do Ato de entrega será no dia 29 de Abril, quarta-feira, às 13h30. No Centro Convivência do Idoso, situado na Avenida Orlando Tortola, n° 625 - Jardim Bela Vista I


Gazeta do Povo acompanha passo a passo o clima de tensão entre Professores e Governo

O Jornal Gazeta do Povo está acompanhando e atualizando toda a movimentação sobre o embate Professores e Governo do Paraná que ocorre nesta Terça Feira.
Na foto Policiais lançam gás de pimenta nos manifestantes veja mais imagens e notícias clicando no link da Gazeta do Povo: www.gazetadopovo.com.br

Boletim da Dengue em Paiçandu


O último Boletim Epidemiológico com os dados atualizados sobre casos de Dengue em Paiçandu, saiu nesta Sexta Feira (24).
Os dados mostram que Paiçandu somam 66 casos de Dengue confirmado. Um de morte hemorrágica. Ao todo são 383 casos notificados no município. Os bairros com o maior índices da infestação do mosquito é o Jardim Capital, Santa Paula e Canadá.
Segundo Edilene Gonçalves, coordenadora da Vigilância Sanitária, é necessário, além de tratar esses casos, trabalhar a prevenção da doença. A Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Epidemiologia, Fiscalização, Vigilância Sanitária, Agentes de Endemias (Dengue) e Serviços Públicos, estão desenvolvendo ações de combate a Dengue com a conscientização e orientação a população para evitar o acúmulo de entulhos, recicláveis e objetos que possam acumular água, a fim de inviabilizar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Fonte Leandro Oliveira

Sem diárias, policiais viajam até 9 horas para participar de cerco na Alep


Policiais militares que deixam as suas cidades de origem para integrar operações em outras localidades do estado têm direito a R$ 180 por dia para custear estadia e alimentação. Entretanto, os homens do interior paranaense que participam do cerco policial no Centro Cívico, em Curitiba, nesta segunda-feira (27), viajaram para a capital sem receber as diárias. 

Denúncias recebidas pela Associação dos Praças do Paraná (Apra-PR) dão conta de que alguns policiais viajaram por até nove horas para participar da operação em Curitiba. "Alguns deixaram as suas cidades dirigindo as viaturas e passaram a noite sem dormir. Isso é inadmissível", destacou o presidente da Apra-PR, Orélio Fontana Neto, em entrevista ao www.bonde.com.br

Procon diz que corte na Internet é ilegal


A decisão das operadoras de telefonia de cortar o acesso à internet após o término da franquia de dados está agitando o Procon de diversas cidades. Com isso, o órgão de defesa do consumidor já está agindo para reverter a situação e obrigar as operadoras a continuar oferecendo acesso a internet. Uma prova disso foi a nota divulgada pela associação dos órgãos de defesa do consumidor (ProconsBrasil), que informa que este movimento que as operadoras andam fazendo é ilegal.

Fonte:
www.correiodoestado.com.br


CONTO CHINÊS



Conta-se que, por volta do ano 250 a.C, na China antiga, um príncipe da região norte do País estava às vésperas de ser coroado Imperador, mas, de acordo com a lei, deveria se casar. Sabendo disso, resolveu fazer uma disputa entre as moças da corte, inclusive quem quer que se achasse digna de sua proposta que não pertencesse à corte.

No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e apresentaria um desafio. Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe.

Ao chegar à casa e relatar o fato à jovem filha, espantou-se ao saber que ela já sabia sobre o dasafio e que pretendia ir à celebração.

Então, indagou incrédula: — Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas e ricas moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça. Eu sei que você deve estar sofrendo, mas não transforme o sofrimento em loucura.

A filha respondeu: — Não, querida mãe. Não estou sofrendo e muito menos louca. Eu sei perfeitamente que jamais poderei ser a escolhida. Mas é minha única oportunidade de ficar, pelo menos alguns momentos, perto do príncipe. Isto já me torna feliz.

À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Então, inicialmente, o príncipe anunciou o desafio: — Darei a cada uma de vocês uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura Imperatriz da China.

A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de cultivar algo, sejam relacionamentos, costumes ou amizades.

O tempo foi passando. E a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisaria se preocupar com o resultado.

Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tudo tentara. Usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido. Dia após dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho; mas cada vez mais profundo o seu amor. Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado. Consciente do seu esforço e da sua dedicação, a moça comunicou à mãe que, independentemente das circunstâncias, retornaria ao palácio na data e na hora combinadas, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe.

Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes. Mas, cada jovem com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores. Ela estava admirada. Nunca havia presenciado tão bela cena.

Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe passa a observar cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anunciou o resultado, indicando a bela jovem que não levara nenhuma flor como sua futura esposa. As pessoas presentes na corte tiveram as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu porque o príncipe havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado.

Então, calmamente o príncipe esclareceu: — Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma Imperatriz. A flor da Honestidade. Pois, todas as sementes que entreguei eram estéreis.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Brasil criou trabalho descente para as mulheres relata Organização das Nações Unidas


O Brasil é um dos países em destaque no relatório Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016: Transformar as economias para realizar os direitos, divulgado hoje (27) pela ONU (Organização das Nações Unidas), pelo papel na geração de trabalho decente.

O estudo mostra que de 2001 a 2009 a taxa de participação da mulher na população ativa subiu de 54% para 58% no país. Além disso foi ampliada a cobertura de proteção social com empregos com carteira de trabalho. A proporção das mulheres com carteira assinada aumentou de 30% para 35%.

“A duplicação do salário mínimo nos anos 2000 também teve importantes efeitos sobre as disparidades salariais entre homens e mulheres. Entre 1995 e 2007, tal disparidade caiu de 38% para
29%”, diz o texto.

Segundo a pesquisa, entre 2001 e 2009, foram criados 17 milhões de novos postos de trabalho no país, dos quais mais de 10 milhões com carteira assinada. Para a ONU, o sucesso brasileiro na criação de empregos é resultado de um conjunto de políticas econômicas e sociais que geraram um crescimento inclusivo

“O aumento real do salário mínimo tem ajudado a reduzir a pobreza e explica a queda de 66% na diminuição da desigualdade no período entre 2000 e 2008. As políticas de proteção social também tiveram importantes efeitos: outros 16% da queda da desigualdade se deveu ao aumento das pensões e 12% ao Programa Bolsa Família”, informa o relatório.

Mais sobre o assunto:/www.google.com.br

Novidades sobre a duplicação Paiçandu Maringá


Foto Arquivo
O secretário de Infraestrutura de Logística, Pepe Richa, informou ao deputado estadual Evandro Junior, que a conclusão da duplicação da PR-323, no trecho Maringá-Paiçandu, está na fase final e as obras estão sendo retomadas para a execução das chamadas ‘obras de artes especiais’ (viadutos, passarelas e trincheiras).
O secretário também adiantou que o consórcio que executará a duplicação da PR-323 entre Paiçandu a Francisco Alves (207 km) assumirá a manutenção do trecho Maringá-Paiçandu. Sobre a duplicação da rodovia em toda sua extensão, o secretário informou que o BNDES, instituição que financiará o consórcio vencedor da licitação para execução da obra, solicitou alterações no fundo garantidor (mecanismo que protege investidores no âmbito do Sistema Financeiro Nacional), o que atrasou o processo.
A expectativa é de que a obra seja iniciada no segundo semestre deste ano.



Tragédia que matou três trabalhadores soterrados faz um ano

Neste Domingo 26 de Abril fez um ano de uma das maiores tragédias envolvendo trabalhadores já registradas em Paiçandu, onde três operários de uma empresa terceirizada morreram soterrados quando faziam escavações para a Sanepar de Paiçandu.
No deslizamento morreram EDMAR ARBUINI PEREIRA, 26 anos, JOSÉ AUGUSTO SOARES DOS SANTOS, 39 anos e LUIZ CARLOS VCTOR FILHO, 31 anos.
Centenas de pessoas e várias equipes do Corpo de Bombeiros acompanharam os trabalhos de voluntários e máquinas da Prefeitura na procura pelos corpos. Ao todo foram mais de cinco horas de trabalho e tensão pelas pessoas que acompanharam o resgate.

Foto Arquivo -  Vídeo AQUI.

Pequeno fruto da Amazônia promete diminuir açucar e gordura no sangue


FOTO:www.andina.com.pe
Pesquisa do Inpa revela que camu-camu, na versão em pó, diminuiu açúcar e gordura no sangue. Redução do colesterol total no grupo que tomou cápsula foi de 33%, contra 16% na metade que não ingeriu o produto

Três vezes mais vitamina C que a acerola, 20 vezes mais que a laranja e 30 vezes mais que o limão. Este é o camu-camu, fruta pequenina, nativa da Amazônia e que cresce naturalmente em áreas alagadas e na beira de rios e lagos da região. Jaime Paiva Lopes Aguiar e Francisca das Chagas do Amaral Souza do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus (AM), o estudam há mais de uma década e recentemente descobriram que, em forma de pó, o camu-camu é eficiente na redução de açúcar e de gordura no sangue em adultos sadios. E ainda custaria mais barato que a vitamina C industrializada à venda nas farmácias.

“É o ouro da Amazônia. Costumamos dizer que é brasileiro, mas é o europeu que o conhece. É típico de várzea e a população daqui não o consome”, resume Aguiar

Contue lendo em:sites.correioweb.com.br

Orquestra Unicesumar realiza concerto de aniversário nesta segunda-feira


Evento será realizado no Teatro Calil Haddad e é gratuito. Ingressos serão distribuídos no local

A Orquestra Filarmônica Unicesumar (Ofuc) está completando em 2015, doze anos de atividades. E para comemorar a data, realiza nesta segunda-feira (27) seu "Concerto de Aniversário" no Teatro Calil Haddad, convidando toda a comunidade a assistir. A apresentação será gratuita e terá início às 20h30. Para assistir, basta retirar o convite na bilheteria do Teatro com uma hora de antecedência.

Será a primeira apresentação do ano em Maringá, em 2015 a Orquestra já se apresentou nas cidades de Marialva, Paiçandu, Cascavel e Campo Mourão. O repertório foi elaborado de forma diversificada e trará diversos clássicos da música internacional e nacional, de autores como Mozart, Ravel e Carlos Gomes. Para o maestro Davi de Oliveira, é uma honra muito grande chegar a esta data. “Completar 12 anos de trabalho e com tamanha aceitação do público é muito gratificante. Não só em Maringá mas como em toda região sempre tivemos um reconhecimento muito grande, por isso esse concerto será especial e convidamos todos a comparecer”, diz.

Histórico
A Orquestra Filarmônica Unicesumar foi criada em janeiro de 2003, idealizada pelo reitor Wilson de Matos Silva, e organizada pelo regente Davi Oliveira e o spalla (instrumentista responsável por afinar a orquestra antes da entrada do maestro) Bruno de Corrêa. Eles vieram de Belo Horizonte a convite de Wilson Matos. Dois meses depois, a orquestra realizou sua primeira apresentação, em 17 de março de 2003.

A Orquestra é subsidiada cem por cento pela Unicesumar. Atualmente, é composta por 60 músicos, com formação acadêmica e técnica específica em cada instrumento. A composição da Orquestra Filarmônica Unicesumar é do chamado "período romântico". Segundo o regente, isso quer dizer que estão presentes as três grandes seções de cordas, sopros e percussão.

Em seu repertório são executadas músicas eruditas, populares e temas de filmes. A Orquestra já gravou dois DVDs, um em 2010 e outro em 2011 e prepara-se para fazer a gravação do terceiro neste ano.

27 de Abril

Dia da Empregada doméstica
Dia do Sacerdote
Dia de Santa Zita
Dia de São João Paulo II

Pela conclusão da duplicação Paiçandu Maringá


O deputado estadual Claudio Palozi (foto, PSC) é autor de requerimento enviado ao governador Beto Richa (PSDB) e ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, que também é da família Richa, visando providenciar a conclusão da duplicação do trecho da rodovia PR-323, entre Maringá e Paiçandu.

A duplicação empacou por conta da situação financeira do estado. Este mês está fazendo um ano que os deputados aliados de Richa anunciaram que ele viria a Maringá inaugurar o trecho. Nem com a vice-governadora sendo daqui o trem anda.

Fonte Maringá News

Volta greve dos professores da rede estadual


A retomada da greve tem como objetivo barrar a utilização do fundo previdenciário, em regime de urgência, que será votado nesta semana pela Assembleia Legislativa do Paraná. O governo tucano pretende aprovar o PL 252/15 que lhe possibilita descapitalizar anualmente a Paranáprevidência em até R$ 2 bilhões.

Veja mais em:www.esmaelmorais.com.br e também em:www.gazetadopovo.com.br

sábado, 25 de abril de 2015

25 de Abril

Datas Comemorativas
Dia do DNA
Dia do Contabilista.
Dia Mundial da Boa Ação
Dia Mundial da Boa Ação
Dia do Telégrafo Sem Fio
Dia Mundial da Malária
Dia mundial dos pingüins
Dia do Despachante Aduaneiro.
Dia da luta contra o maltrato infantil - América Latina
Dia Internacional das Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação Comemoração Nos Estados Unidos, promovida pela Associação Norte-Americana de Banqueiros, com o objetivo de conscientizar os pequenos sobre as vantagens da poupança: última terça-feira de abril.

Dia Internacional de Conscientização sobre a Alienação Parental - Comemorado desde 2006, principalmente em países como Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, México, Portugal e Suíça, a partir de um termo proposto em 1980 pelo psiquiatra norte-americano, Richard Gardner, para a situação em que ocorre uma grande rejeição dos próprios filhos para com o genitor que "ficou de fora" num processo de separação matrimonial, cujo fenômeno normalmente é provocado pelo guardião que detêm a exclusividade da guarda (guarda física monoparental ou exclusiva) sobre esses filhos, criando um processo de destruição, vingança, desmoralização e descrédito do ex-cônjuge, e provocando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor, num processo também conhecido como "morte em vida" ou PAS (Síndrome da Alienação Parental), que foi retratado também no documentário "A morte inventada" do cineasta brasileiro, Alan Minas, lançado no Brasil em abril de 2009.

Fatos e Eventos Históricos
1875 - Nasce Guglielmo Marconi, engenheiro e físico italiano, inventor do rádio, vencedor do Prêmio Nobel de 1909.
1953 - Os cientistas James Watson (norte-americano) e Francis Crick (britânico) anunciam na revista Nature o descobrimento da estrutura do DNA.
969 - Entra em vigor o chamado Tratado de Tlatelolco, que proíbe as armas nucleares na América Latina.
1945 - No dia 25 de abril representantes de 47 países criam, na Conferência de San Francisco (EUA), a Organização das Nações Unidas (ONU). Ela foi resultado do esforço de visionários que buscavam a mundo capaz de resolver seus conflitos por outros caminhos que não o da guerra.
1996 - Os 34 países da Organização dos Estados Americanos (OEA) declaram guerra total contra o terrorismo e aprovam um plano de ação para combatê-lo.
2015 - Aproximadamente 9 100 pessoas morrem após um sismo de magnitude 7,8 graus atingir o Nepal.

Santo do Dia 
São Marcos

É LOUCURA...


“É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou. Entregar todos os teus sonhos porque um deles não se realizou, perder a fé em todas as orações porque em uma não foi atendido, desistir de todos os esforços porque um deles fracassou. É loucura condenar todas as amizades porque uma te traiu, descrer de todo amor porque um deles foi infiel. É loucura jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma tentativa não deu certo. Espero que na tua caminhada não cometa essas loucuras. Lembrando que sempre há uma outra chance, uma outra amizade, um outro amor, uma nova força. Para todo fim um recomeço.”
É só ser perseverante e procurar ser mais feliz a cada dia. A Glória não consiste em jamais cair mas sim de erguer-se toda vez que for necessário. Acredite em si sobretudo em Deus!


sexta-feira, 24 de abril de 2015

Cinzas de vulcão chegam ao Rio Grande do Sul


Na tarde desta sexta­ feira (24), as cinzas expelidas pelo vulcão chileno Calbuco chegaram ao Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, é a primeira vez que o Estado tem cinzas na sua atmosfera desde 2011. A imagem divulgada pela MetSul mostra as cinzas na região de Bagé, na Campanha. O céu deve ficar mais acinzentado por onde elas passarem e pode haver problemas na aviação.
 Com o vulcão lançando as cinzas a grandes alturas na atmosfera, as partículas podem entrar nas turbinas e provocar acidentes. Os pilotos que passam perto desse tipo de ocorrência podem sentir um odor ácrido e a presença de descargas elétricas nos para­brisas, que são conhecidas como fogo de santelmo.

A Infraero recomenda mudanças nos voos Infraero está orientando passageiros a verificar junto às companhias aéreas as viagens com partidas de Porto Alegre, especialmente as que seguem rumo aos países vizinhos pelo Sul. Nenhum voo foi cancelado até o momento por conta do fenômeno. Infraero estima que as partículas vulcânicas cheguem à Capital gaúcha no final da noite desta sexta­feira

Continue lendo em:www.diariodecanoas.com.br

PSDB recua e Aecio fica mais isolado quando o assunto é Impeachment


A campanha em favor do impeachment que o presidente do PSDB, Aécio Neves, quer protagonizar tem provocado um racha na cúpula do partido e o isolamento do senador tucano. O plano para tirar a presidente Dilma Rousseff do poder foi defendido inicialmente pelo deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), que disse que a ideia era apoiada por grande parte da bancada, e somente depois por Aécio Neves.

Nos últimos dias, no entanto, o principal cacique da sigla, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, disse que a movimentação dos tucanos pelo impeachment era precipitada e não fazia sentido. "Impeachment não pode ser tese. Quem diz se houve uma razão objetiva é a Justiça e a polícia. Os partidos não podem se antecipar a tudo isso, não faz sentido. É precipitação", declarou. Ontem, ele afirmou que o tema não era uma prioridade do PSDB e menos importante que a Operação Lava Jato.

Depois de FHC, os senadores José Serra (SP), Tasso Jereissati (CE) e Álvaro Dias (PR) foram outros que não aceitaram integrar a iniciativa. Segundo o colunista político Ilimar Franco, do Globo, Serra tem dito a tucanos: "Não faria desse jeito. Precisa ter fato. O fato ainda não aconteceu. Não teve o Fiat Elba", em alusão ao carro – comprado com dinheiro ilícito – que comprovou a relação do ex-presidente Fernando Collor com os golpes do tesoureiro PC Farias e que resultou em seu impeachment.

Continue lendo:AQUI.

Vagas de emprego


40 vagas para Auxiliar de Produção para empresa de embalagens no Parque Industrial / divisa com Paiçandu.
Vagas Femininas e Masculinas com ou sem experiência à partir de 18 anos,saber ler e escrever.
Vagas em diferentes turnos de trabalho.
Salário R$ 943,00 + excelente pacote de benefícios.

Interessados comparecer pessoalmente na empresa Jobcenter (Rua Néo Alves Martins,2074) Maringá e procurar pela consultora Sandra.


quinta-feira, 23 de abril de 2015

Colisão entre motos deixa criança ferida


Um choque envolvendo duas motocicletas deixou três pessoas feridas na manhã desta Quinta Feira na  via que dá acesso ao Jardim Itaipu de acordo com o site do Corpo de Bombeiros o acidente acorreu por volta das 07:30 da amanhã desta Quinta Feira. Envolveram-se no acidente uma Hoda Biz com placas de Maringá e uma Honda Fan de Paiçandu. Uma criança de 10 anos teve ferimentos graves mas sem risco de vida e duas mulheres tiveram ferimentos leves  todas as vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Santa Rita de Maringá.


Banco mundial diz que Brasil praticamente eliminou a pobreza extrema


Um novo relatório do Banco Mundial - "Prosperidade Compartilhada e Erradicação da Pobreza na América Latina e Caribe" - mostra que o Brasil conseguiu praticamente erradicar a extrema pobreza. O percentual de brasileiros vivendo em extrema pobreza caiu de 10% para 4% entre 2001 e 2013. A mudança aconteceu mais rápido do que nos países vizinhos.

“De 1990 a 2009, cerca de 60% dos brasileiros passaram a um nível de renda maior. Ao todo, 25 milhões de pessoas saíram da pobreza extrema ou moderada. Isso representa uma em cada duas pessoas que saíram da pobreza na América Latina e no Caribe durante o período”, diz o relatório. O país acabou puxando para cima o desempenho da região como um todo.

Os autores do estudo lembram que, até 1999, os índices de extrema pobreza no Brasil e no resto da região eram parecidos: em torno de 26%. Foi em 2012 que se observou uma redução maior no percentual brasileiro: 9,6%, ante os 12% regionais. Também chamam a atenção os indicadores de mobilidade social nesse período. Atualmente, os do Brasil ficam em terceiro lugar na região, atrás do Chile e da Costa Rica.

Continue lendo em:www.jb.com.br

Volta Greve dos caminhoneiros


Caminhoneiros prometeram que novas paralisações serão feitas em todo o país a partir desta quinta-feira (23) depois de uma reunião na quarta com o governo, terminar sem acordo. Os caminhoneiros exigiam que um valor mínimo para o frete fosse fixado, o que foi descartado pelo governo.

“A partir da meia-noite de hoje, o Brasil vai parar. E vai mostrar que existe possibilidade do governo reassumir o seu compromisso com a população de defender aquele que mais precisa de governo”, afirmou Carlos Alberto Litti Damer, do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Ijuí. Ao g1.globo.com

23 de Abril


Dia Nacional do Choro
Rio de Janeiro: Dia do Síndico
Dia do Escoteiro

Dia de Ogum na Umbanda.
Dia de São Jorge no catolicismo.
Dia de Sigurd, o caçador de dragões na mitologia nórdica
Dia Nacional da Educação de Surdos

quarta-feira, 22 de abril de 2015

I Encontro Municipal de Economia Solidária Construindo o Plano Municipal de Economia Solidária

Onde serão discutidas diretrizes para Construção do Plano Municipal de Economia Solidária

Palestrantes
Maria Clara Correa Tenório - Unitrabalho - UEM
Rubens Sampaio - Cooperativa de Reciclagem de Umuarama
Márcia Bianchi Costa de França - Rede Nacional de Gestores Públicos de ES Conselho Nacional de Economia Solidária

Data: 23/04/2015 – 13h00 às 17h00
Local: Salão Paroquial da Igreja Jesus Bom Pastor
Endereço: Rua José Bavato, 550, jardim Pioneiros – Paiçandu/PR.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no evento.


Estudo revela riqueza onde menos se esperava, no esgoto

Fonte BBC Brasil

Os detalhes do estudo foram divulgados na reunião nacional da American Chemical Society (ACS), em Denver.
A extração de metais a partir de resíduos também poderia ajudar a conter a liberação de substâncias tóxicas no meio ambiente.
Segundo o estudo, qualquer que seja sua origem, os dejetos contendo esse metais são canalizados a estações de tratamento de esgoto; muitos desses metais acabam entre os resíduos sólidos filtrados nessas estações.
 Vasculhar o esgoto é uma carreira em expansão:
Esses dejetos contém, além de ouro e prata, metais raros, como paládio e vanádio.

"Queremos recolher metais valiosos que poderiam ser vendidos, incluindo alguns dos metais tecnologicamente mais importantes, como o vanádio e cobre, usados na fabricação de telefones celulares, computadores e ligas", disse Smith.
A equipe estima que sete milhões de toneladas de resíduos sólidos saiam das estações de tratamento de esgoto dos Estados Unidos a cada ano.

Em um estudo anterior, uma equipe de cientistas calculou que os resíduos de um milhão de americanos poderiam conter até US$ 13 milhões em metais.


Dinossauro de 70 milhões de anos é encontrado no Brasil

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB) iniciaram em abril o estudo de um fóssil de dinossauro que viveu há cerca de 70 milhões de anos no Brasil. Os ossos de um titanossauro foram encontrados em 2009, em Marília, no interior de São Paulo. As rochas com pedaços do animal foram engessadas para preservá-las.

O professor e paleontólogo Rodrigo Santucci estima que os trabalhos durem dez anos, pois os ossos, que devem ser limpos com cuidado, estão sob rochas que pesam toneladas. “Quando achamos, o fóssil estava no nível do chão. Cavamos com britadeira e marretas, até poder andar em volta e deixar a estrutura como de um cálice. Depois da estrutura, engessamos e soltamos o bloco”, explicou. Segundo ele, mais da metade do esqueleto estava preservada. Foram encontradas partes do crânio, vértebras do pescoço, tronco e cauda, ossos das costelas, fêmur e bacia, além das patas do animal.

Continue lendo em:/www.correiodoestado.com.br

22 de Abril...


Descobrimento do Brasil (1500)
Dia da Comunidade Luso-brasileira
Dia do Planeta Terra
Dia da aviação de caça da Força Aérea Brasileira

terça-feira, 21 de abril de 2015

Origem de "UAI"

Saiba como surgiu e o que significa segundo o guia dos curiosos
A expressão surgiu durante o movimento de Inconfidência Mineira, ocorrido em Minas Gerais em 1789. Por ser um dos primeiros movimentos a favor da independência do Brasil da Coroa Portuguesa, os participantes da Inconfidência precisavam se comunicar através de senhas e códigos secretos. Como as reuniões eram feitas em porões e esconderijos, uma das técnicas usadas era bater na porta três vezes e responder à pergunta "Quem é?" com a expressão "UAI" - sigla para "união, Amor e Independência". Apesar do fracasso dos inconfidentes, a palavra acabou entrando para o vocabulário dos habitantes de Minas Gerais.


Colisão frontal deixa 5 feridos entre Água Boa e Camargo

Um acidente ocorrido ao amanhecer desta Terça Feira (21) por volta das 06:30 na rodovia PR-323 entre Dr. Camargo e Água Boa, resultou em 5 pessoas feridas .
A colisão envolveu um veículo Palio e um Golf segundo informações do Site CAMERA REC os carros colidiram frontalmente  deixando cinco pessoas feridas.
Todas as vítimas foram socorridos pelo Siate, Samu e encaminhadas à hospitais de Maringá.

ATUALIZANDO:
Segundo informações do relatório sucinto do CBM somente um jovem sofreu ferimentos graves mas sem risco à vida JHONATAN V. PAGANINI, 19 anos foi socorrido e encaminhado ao Hospital Santa Rita de Maringá.

Foram necessários 3 veículos do Corpo de Bombeiros para darem atendimento às vítimas
 Fotos: Claudemir José
Mais informações em breve.

Dilma aprova aumento do fundo partidário de 327 milhões para R$ 867,5 milhões


Nesta segunda-feira (20) a presidente Dilma Rousseff sancionou o Orçamento Geral da União de 2015, confirmou o Palácio do Planalto.
A fatia destinada ao PT deve subir de R$ 39 milhões em 2014 para mais de R$ 100 milhões em 2015, segundo cálculos do partido.



21 de Abril completa 40 anos como feriado - Saiba um pouco mais sobre Tiradentes


-O dia de Tiradentes é celebrado, sob regime de feriado nacional, em 21 de abril desde 1965 como forma de construção da imagem heroica do Patrono da Nação.

- Origem do nome Tiradentes
No século XVII, não havia no Brasil uma lei que regulamentasse a prática da Odontologia. Por isso, eram os barbeiros que costumavam fazer esse trabalho. “Os médicos não queriam colocar as mãos na boca das pessoas. Aí acabou sobrando para os barbeiros se aventurarem nesse ramo, uma vez que eles já eram conhecidos por cuidar da cabeça cortando a barba e cabelo”
Dentista das antigas: Tiradentes implantava dentes com arame
Famoso por fazer extrações com alicate e implantes com arame, Joaquim José da Silva Xavier também usava plantas para tratar dentes

Sugestão de leitura:

25 doenças que podem ser causadas pelo agrotóxico glifosato

Cientistas descobriram que pessoas doentes tinham maiores níveis de glifosato em seu corpo do que as pessoas sadias. Conheça os resultados destas pesquisas

Por Alexis Baden-Mayer

A fabricante investiu no herbicida glifosato e o levou ao mercado com o nome comercial de Roundup em 1974, após a proibição do DDT. Mas foi no final dos anos 1990 que o uso do Roundup se massificou graças a uma engenhosa estratégia de marketing da mpresa.
A estratégia?
 Sementes geneticamente modificadas para cultivos alimentares que podiam tolerar altas doses de Roundup. Com a introdução dessas sementes geneticamente modificadas, os agricultores podiam controlar facilmente as pragas em suas culturas de milho, soja, algodão, colza, beterraba açucareira, alfafa; cultivos que se desenvolviam bem enquanto as pragas em seu redor eram erradicadas pelo Roundup.

Ansiosa por vender seu emblemático herbicida, os fabricantes também incentivaram os agricultores a usar o Roundup como agente dessecante, para secar seus cultivos e assim fazer a colheita mais rapidamente. De modo que o Roundup é usado rotineira e diretamente em grande quantidade de cultivos de organismos não modificados geneticamente, incluindo trigo, cevada, aveia, colza, linho, ervilha, lentilha, soja, feijão e beterraba açucareira.

Veja  artigo completo com as 25 doenças pesquisadas clicando AQUI
 Site cartamaior.com.br publicação da editora Meio Ambiente

Petição 
A Comunidade de mobilização mundial AVAAZ solicita às autoridades da ANVISA, Ministérios da Agricultura, da Saúde e do Meio Ambiente, às autoridades dos Estados Unidos, União Europeia, Canadá e de todos os ministros e reguladores responsáveis pela política de Saúde e Meio Ambiente ao redor do mundo que haja princípio de precaução e suspendam imediatamente a aprovação do glifosato. Para votar a favor da mobilização mundial clique:AQUI.

Matérias relacionadas:
Fabricante busca retração para o relatório que liga herbicida ao câncer
cienciahoje.uol.com.br - GLIFOSATO NA MIRA
www.esquerda.net - OMS diz que o herbicida mais vendido em Portugal pode causar cancro

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Tornado em Xanxerê - Clima Tempo emite novo alerta de Temporais para Santa Catarina e Paraná

O serviço de metereologia Clima Tempo emitiu um novo alerta de temporais com chuvas fortes para esta Terça Feira; os estados de Santa Catarina e Paraná estão sob risco de temporais.


Em Xanxerê no Oeste Catarinense Mil pessoas ficaram desabrigadas e duas pessoas morreram ontem por causa da passagem de um tornado.
Ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100km/h até 330km/h.

Vejam imagens feitas por pessoas que presenciaram o fenômeno:

Greve dos Professores pode voltar


O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, tem sinalizado na direção da paralisação, caso o governo Richa não recue da votação da previdência a toque de caixa: “Não admitimos que o projeto seja votado com tanta pressa. Queremos o debate, pois temos a nossa proposta para o regime de previdência”.

Mais sobre o assunto:AQUI.


Senadora pede retirada de regime de urgência sobre reestruturação da Paranáprevidência

Em coluna publicada nesta segunda-feira (20) no Blog do Esmael, a senadora Gleisi Hoffmann (PT) falou sobre o regime de urgência que trata da reestruturação da Paranaprevidência. Para ela, a Alep tem que discutir o tema com tempo, ouvindo os servidores públicos do Estado. Veja o artigo:

A previdência é um dos patrimônios importantes para as pessoas depois de uma vida de trabalho. Para os servidores do Estado do Paraná, os recursos depositados mensalmente no Fundo de Previdência, com descontos dos salários e com recursos de tributos pagos por toda a sociedade, são justamente o lastro, a garantia de receber a merecida aposentadoria, depois de tantos anos servindo ao Estado.

Por isso a tentativa do governador Beto Richa de confiscar os recursos da previdência, foi a gota d'água da greve dos professores e outros servidores, que obrigaram o governo e seus deputados a bater em retirada antes de conseguir acionar o tratoraço para aprovar o pacote enviado para a Assembleia Legislativa.

Continue lendo clicando em (Mais Informações) abaixo

Falecimento


Falecido:  » DEVANIL PRUDENCIO 56 anos.

 Data Nascimento:06/04/1959
Data Falecimento:  » 20/04/2015
Local de Velório: Sala: » CAPELA PREVER DE PAICANDU 01
Endereço: Bairro » RUA JOAO LUIZ BARBOZA N:557 » PAULISTA
Cidade Velório: » PAIÇANDU
Data: Hora Sepultamento: » 21/04/2015 » 10:00
Local do Sepultamento: » CEMITERIO MUNICIPAL de PAIÇANDU


Acidente na região de Londrina deixam 8 pessoas mortas e 4 em estado grave

Fotos de Alexandre Duarte e Bruno Costa

De acordo com o portal da Folha de Londrina (Bonde) foram identificadas as oito pessoas que morreram em um acidente na noite deste domingo (19), na PR-090, próximo a Sertanópolis (Região Metropolitana de Londrina). Sete vítimas estavam no mesmo veículo:  Paulo Cesar Batista da Rosa, 31 anos; Eliane Herculano Silva, 47; Sidney Pereira dos Santos; Jaqueline Herculano dos Santos, 14; Gelsa Maria Silva; José Aparecido de Oliveira, 42; José Augusto Santo Guimarães; e Milton Pereira dos Santos.


Segundo a Econorte, pelo menos quatro pessoas ficaram feridas em estado grave. Foram acionadas ambulâncias dos bombeiros de Londrina e Ibiporã, do Samu de Londrina e Ibiporã e da concessionária Econorte. Os feridos foram encaminhados para a Santa Casa e o Hospital Evangélico de Londrina. Ainda não há confirmação sobre como teria ocorrido o acidente, registrado em um trecho da rodovia que não possui acostamento. Os veículos envolvidos foram um Corsa Hatch, uma Caravan e um Chevette

Maringá joga em casa contra o Santos dia 6 pela Copa do Brasil


 Pela segunda fase da Copa do Brasil o primeiro jogo contra o Santos será realizado no dia 6 de maio, às 22h, no estádio Willie Davids. O jogo da volta está marcado para o dia 14 de Maio (quinta-feira) as 19 :30 hrs na Vila Belmiro em Santos- SP.
Como na região tem muitos Santistas; acreditamos que a torcida vai estar dividida nesse confronto.
Mas uma coisa é certa o estádio vai estar lotado.




Melhores momentos do final da Copa Anisinho

Imagens e Narração Oliveira Junior

domingo, 19 de abril de 2015

Fernando Henrique avalia como precipitada a possibilidade de se pedir o impeachment

Por Paula Pacheco - de Comandatuba (BA)Fonte ultimosegundo.ig.com.br

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso avalia como precipitada a possibilidade de se pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A situação da petista ficou ainda mais delicada depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou, na última semana, o que foi chamado de "pedalada fiscal".

A manobra contábil permitia melhorar as contas do governo com o uso de bancos públicos. Segundo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), esse artifício não estaria ocorrendo apenas no governo da presidente, mas há mais de uma decada, o que poderia chegar ao governo de FHC.

FHC critica "rolha na imprensa" e falta de condução política no ajuste econômico
"A Lei de Responsabilidade Fiscal é de 2001. Então, tudo que foi feito há 10, 12 anos, foi depois da lei e depois do meu governo. Eu não posso responder porque não sei como era a mecânica do dia a dia, mas duvido que tenha havido alguma coisa dessa magnitude. E, se foi feito, foi errado. Um erro não justifica o outro", disse em entrevista coletiva.

Ao iG, FHC afirmou ter a intenção de pedir informações a seus subordinados à época em que era presidente para saber se as tais "pedaladas fiscais" foram dadas: "Vocês é que devem pedir [a imprensa]. Acho improvável isso. E já passou tanto tempo que é tudo prescrito".

O PSDB, que tem FHC como presidente de honra, receberá nesta semana alguns pareceres sobre a possibilidade de pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Mas o tucano é contrário ao movimento.

"Impeachment não pode ser tese. Quem diz se houve razão objetiva é a Justiça, é o Tribunal, é a policia, o Tribunal de Contas. Ou houve razão objetiva ou não houve. Isso cabe à Justiça. Os partidos não podem se antecipar", afirmou durante evento do Fórum de Lideres Empresariais, organizado pelo Lide, realizado neste fim de semana em Comandatuba (BA). "Você não pode transformar o seu eventual desejo de que talvez fosse melhor um outro governo fora das regras da democracia. Vamos ter de esperar que essas regras sejam cumpridas. Qualquer outra coisa é precipitação."

Para FHC, não se pode pedir o impeachment da presidente sem um fato concreto. Ainda segundo o líder tucano, a tese que começa a ser defendida por alguns, como o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), de fechamento do PT, não faz sentido.

"É um partido importante. Como você faz democracia extinguindo um partido? O PT tem de coibir os abusos que fez. A sociedade tem de ser contra esses abusos, como a corrupção. Mas nem por isso um partido deve ser fechado. Não faz sentido."

Contra a redução da maioridade penal
Um dos temas quentes no Congresso nas últimas semanas é o da redução da maioridade penal, atualmente estabelecida em 18 anos. E FHC também é contra a mudança.

"É algo arriscado", avaliou o ex-presidente. "Você tem de fazer o que o Aloisio Nunes [PSDB] propôs, que é o juiz ter a possibilidade de verificar em que condições mantém o menor preso por mais tempo. Para isso não precisa fazer a redução da maioridade penal. Reduz para 16 anos e aí o bandido vai pegar criança de 15 anos. Melhor é manter o menor preso por mais tempo dependendo do crime cometido."

Sobre a decisão do PT de não aceitar mais doações privadas para campanhas, FHC ironizou. "Depois da porta arrombada, ele [o PT] quer fechar a porta?", disse.

"Esta é uma proposta fora de momento. Primeiro precisa explicar se houve um abuso. Isso é jogada politica. Se não reduzir os custos, vai se encontrar uma forma de arrecadar. É melhor definir regras mais claras de como reduzir esses custos."

Você pode ter defeitos, viver ansioso e...

Augusto Cury


Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá a falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.

Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.

Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.

Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar “eu errei”. É ter ousadia para dizer “me perdoe”. É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer “eu te amo”. É ter humildade da receptividade.

Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz. E, quando você errar o caminho, recomece. Pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.


Gestante de 24 anos morre por suspeita de dengue hemorrágica


O Blog Leandro Oliveira trás a informação de que uma moradora do Jardim Capital; Jéssica Duarte de 24 anos veio a falecer  vítima de complicações causadas por dengue. Jéssica estava grávida de 8 meses, e acordo com a POSTAGEM ela passou mal na Segunda Feira 13; levada ao  pronto atendimento municipal, seu quadro clínico se agravou tendo que ser transferida para a UTI do Hospital Santa Casa de Maringá. Na Sexta Feira dia 17 a jovem não resistiu e acabou morrendo.
Os médicos conseguiram fazer o parto e salvar a criança. De acordo com com Leandro Oliveira  a causa da morte teria sido por dengue hemorrágica.

Em Paiçandu até a ultima Sexta Feira 17 dados da Secretaria de Saúde apontavam em boletim emitido pelo órgão que a cidade possuía até a data 128 casos suspeitos sendo 41 diagnósticos confirmados de pessoas que contraíram a doença.

38.335 é número de habitantes do Município de Paiçandu segundo o ultimo relatório oficial emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) em 25 DE MARÇO ultimo.
Se mais da metade dos casos suspeitos virem a ser confirmados Paiçandu já estaria em estado de epidemia, o que corresponderia a mais de 108 casos de confirmação.
A Organização Mundial da Saúde estabelece que uma cidade entra em estado de epidemia quando atinge 300 casos por cada 100 mil habitantes.

Devido à coleta de amostra para exame laboratorial para dengue ser a partir do sexto dia após o
início dos sintomas e em algumas situações há dificuldade na coleta que é realizada tardiamente por isso os números podem não corresponderem a sua total realidade.

Por isso da importância do diagnostico,qualquer sintomas suspeito é de extrema importância que a pessoa procure imediatamente um unidade de Saúde mais próxima.  

EM MARÇO DE 2013 o município de Paiçandu entrara em alerta por ter sido considerado epidêmico, quando isso ocorre as medidas de contenção da doença são aumentadas pelo Estado.


sexta-feira, 17 de abril de 2015

Corpo de menina de 2 anos é congelado pelos pais na esperança de volta-la à vida no futuro

Os pais da tailandesa Matheryn Naovaratpong, de dois anos, que morreu vítima de um tumor no cérebro, congelaram o corpo dela na esperança que os avanços da medicina tragam a menina de volta à vida.
De acordo com o "Daily Mail", a criança pode se tornar o ser humano mais jovem a ter o corpo preservado criogenicamente (técnica que conserva o organismo em baixas temperaturas).
Ela foi diagnosticada em abril de 2014, chegou a fazer um tratamento e ficou em coma. Em janeiro de 2015, os pais decidiram desligar os aparelhos que a mantinham viva.
"O congelamento fornece a oportunidade de Matheryn respirar novamente quando a tecnologia for fornecida e adequada para sua doença", disse o pai da menina. Segundo o jornal, os pais podem gastar cerca de R$ 800 mil para conservar o corpo.
"Eles esperam que, a partir da preservação do tecido desse tipo de câncer, possam um dia chegar a um melhor tratamento e, até mesmo, a cura. Se você pensar amplamente sobre o que eles estão tentando fazer, é muito altruísta", disse o diretor da clínica onde os pais da menina fizeram o processo de congelamento, nos Estados Unidos.

Fonte:www.sidneyrezende.com


Dinheiro de sonegações em 1 ano daria para fazer 18 Copas do Mundo

Fonte BBC BRASIL

Mesmo antes da disparada na cotação do dólar, US$ 280 bilhões já seria um número impressionante. Segundo uma pesquisa da Tax Justice Network (rede de justiça fiscal, em tradução livre, organização internacional independente com base em Londres, que analisa e divulga dados sobre movimentação de impostos e paraísos fiscais), este é o montante que o Brasil teria perdido, apenas em 2010, com a evasão fiscal – em 2011, ano de divulgação do estudo, isso equivalia a R$ 490 bilhões.

Continue lendo em > economia.ig.com.br

Pesquisa inédita descobre o porque da relação de afeto entre cães e humanos


Uma pesquisa afirma ter encontrado o motivo pelo qual os seres humanos se apegam tanto a seus cachorros: nossos hormônios.
Segundo um estudo publicado na revista Science, toda vez que os humanos olham nos olhos de seus cachorros, aumenta no organismo o nível da oxitocina, um hormônio relacionado à empatia entre as pessoas.
Ou seja: quando os cachorros fazem contato visual com seus donos, eles geram nas pessoas sinais biológicos semelhantes aos ativados quando uma mãe olha para seu filho, por exemplo.
"Os resultados sugerem que os humanos podem sentir afeto por seus cachorros de uma maneira similar a que sentem por membros de sua família", afirmam os pesquisadores.
Os pesquisadores fizeram dois experimentos. Em um deles, os cientistas compararam os níveis de oxitocina na urina de 30 cães e seus respectivos donos, antes e depois de uma interação de 30 minutos. Também foi medido quanto tempo cães e donos olhavam entre si e se tocavam.
Depois, os pesquisadores fizeram as mesmas coisas com pares de lobos domesticados e seus donos. A ideia era entender se animais selvagens, mas da mesma família dos cachorros, iriam registrar os mesmos resultados.

CONTINUE LENDO CLICANDO EM MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO: