Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 30 de julho de 2015

Comitê de preservação do Ribeirão Paiçandu pretende combater a contaminação industrial, agrícola e doméstica


A Secretaria de Meio Ambiente organizou nesta quarta-feira (29) reunião com integrantes do Comitê Intermunicipal Ribeirão Paiçandu Sustentável criado com o intuito de realizar ações que objetivam a conservação do ribeirão. No encontro foram destacados iniciativas de proteção ao meio ambiente e também possíveis ações do comitê.

A reunião contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, do presidente da Câmara de Vereadores de Paiçandu, Carlos César Martins, do vereador de Ivatuba, Roberto Augusto, de representantes de Doutor Camargo, das instituições de ensino Unifamma, Unicesumar e Instituto Paranaense de Ensino e da Sanepar.

O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, lembrou da importância da mata ciliar para a preservação do Ribeirão Paiçandu e destacou a missão do comitê que deve promover a sensibilização dos cidadãos. “Estamos mobilizando os municípios que recebem as águas do ribeirão para a sua sustentabilidade, lembrando que este comitê é impessoal e tem o interesse em combater a contaminação industrial, agrícola e doméstica do recurso hídrico”, afirmou Crispim.

Ribeirão
Afluente do Rio Ivaí, o Ribeirão Paiçandu nasce em Maringá e serve como limite territorial entre Maringá e Paiçandu e entre Ivatuba e Doutor Camargo. Dos seus 45 quilômetros de extensão, aproximadamente, 15 quilômetros dividem Maringá e Paiçandu e 30 quilômetros Doutor Camargo e Ivatuba.
O gerente da Sema de Maringá, Julio Grochoski Neto, explica que as margens do ribeirão são ocupadas por algumas indústrias, loteamentos e propriedades rurais, porém as áreas agricultáveis representam a grande maioria da extensão às margens do corpo hídrico, fato que requer atenção para evitar problemas como contaminação, assoreamento e diminuição da vazão.

Legenda: Secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, lembrou da importância da mata ciliar para a preservação do Ribeirão Paiçandu

Crispim também destacou a missão do comitê que deve promover a sensibilização dos cidadãos


Nenhum comentário:

Postar um comentário